logo

Praia para todos: projeto encerra primeira fase neste final de semana

27/03/2015 18:25:00 - Jornalista: Equipe Secom

Levando acima de tudo emoção para todos os envolvidos, o projeto Praia para Todos, uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Centro de Vida Independente (CVI), se prepara para iniciar uma nova fase. Desde janeiro, todos os finais de semana o projeto oferece a pessoas com todo tipo de deficiência ajuda para um gostoso banho de mar. Com o fim do verão, o projeto encerra sua primeira etapa neste final de semana com gostinho de quero mais.

- Desde janeiro, atendemos em média seis pessoas com deficiência todo fim de semana. A gente achou que estaria ajudando essas pessoas, mas no fim, fomos nós que saímos ganhando muito mais. É muito emocionante poder ajudar alguém que já sabia como era a sensação de um banho de mar a reviver essa alegria depois de 10, às vezes 20 anos. Muito emocionante também foi poder ajudar, na água, às pessoas a ficarem novamente de pé. É uma alegria sem tamanho, disse um dos coordenadores do projeto, Rosalvo Júnior, da Coordenadoria de Defesa Civil.

Ao todo, 10 agentes da Defesa Civil especialmente treinados para esta atividade participam do projeto, com a ajuda de equipamentos especiais como esteiras e cadeiras flutuadoras, que possibilitam o banho de mar. O projeto ajudou pessoas como Sandro Baltazar Souto, que e é paraplégico, a aproveitar um domingo na praia. “Pude sentir a felicidade e a liberdade de um simples banho de mar. Foi muito bom”.

O presidente do CVI, Hildemar Miranda, já tem planos para a segunda fase do projeto, que deve ser retomado em maio. A ideia é oferecer outras atividades adaptadas. “São muitas as possibilidades”, disse Hildemar. A segunda fase do projeto vai acontecer também na Lagoa de Imboassica, como canoagem, stand up padlle, remo e até mesmo vôlei de areia, promovendo diversão entre cadeirantes e seus acompanhantes.