logo

Praias e cachoeiras recebem ação de fiscalização

20/03/2021 15:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto / Bruno Campos

Durante a fiscalização deste sábado, as equipes orientaram banhistas, moradores e visitantes

Praias e cachoeiras prosseguem sendo monitoradas pelos agentes da Secretaria de Ordem Pública, Grupamento de Apoio Operacional (GAOP) e Defesa Civil durante este final de semana. Neste sábado (20), a fiscalização foi realizada nas praias de Cavaleiros, Pecado, Lagoa e Imbetiba, além da região serrana nas cachoeiras do Sana, Bicuda, Ciriaca e Duas Barras. A ação segue neste domingo (21), em atendimento ao cumprimento do decreto 070/2021, que prevê regramentos específicos em espaços públicos.


Durante a fiscalização deste sábado, as equipes orientaram banhistas, moradores e visitantes quanto à determinação em que não é permitida a permanência de pessoas nas faixas de areia das praias e na extensão dos seus respectivos calçadões, inclusive para realização de atividades esportivas, com exceção de caminhadas e corridas nos calçadões. Com as medidas restritivas, o objetivo do Governo Municipal é estabelecer, em caráter excepcional, regramento específico voltado à proteção da saúde da população, visando à diminuição da velocidade de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19)

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, este sábado foi marcado pela cooperação da população. "O cumprimento do decreto é de suma importância. As equipes explicam o que é permitido na orla e na faixa de areia. A expectativa é que com a conscientização haja total respeito à previsão legal. A fiscalização será permanente", pontua.

No decreto fica vedada a aglomeração de pessoas em espaços públicos em geral, tais como logradouros, vias, calçadas e praças públicas. Já a permanência de pessoas nestes espaços é permitida no horário das 23h às 5h. Durante a abordagem muitos agradeceram a orientação e logo manifestaram a saída da areia da praia.

Para o servidor público, Jorge Luiz Vicente, a ação da Guarda Municipal é de suma importância. "Moro na Praia Campista e resolvi dar uma caminhada no calçadão. Estamos vivendo em um momento muito delicado em que a população deve aderir a esta ação integrada e se conscientizar das regras, para que logo voltemos ao normal", comenta.

Vale lembrar que também não é permitida a permanência de pessoas em parques, parquinhos infantis, quadras esportivas, campos de futebol e áreas de lazer de uso geral, em espaços públicos e privados de âmbito coletivo. A vedação estende-se à comercialização de produtos de qualquer natureza por vendedores ambulantes fixos e itinerantes nas faixas de areia das praias, permitida a comercialização pelas barracas fixas de água de coco na extensão dos seus respectivos calçadões, até as 17h.


Fotos Relacionadas