Prazo para pagamento do IPTU com desconto termina nesta quarta

29/04/2014 12:00:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Termina, nesta quarta-feira (30), o prazo para o contribuinte realizar o pagamento em cota única com desconto de 8% e a isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Intervivos (ITBI). O setor de IPTU fica no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no andar térreo do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 466, no centro da cidade e atende os contribuintes, de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h.

De acordo com o subsecretário municipal de Tributos, Márcio Luiz Bravo de Oliveira e Silva, os cidadãos devem ficar atentos aos prazos de pagamento. Além do IPTU, a prefeitura oferece desconto no Refinanciamento de Débito (Refim). "O Refim é uma oportunidade que o município dá aos contribuintes de quitarem seus débitos junto à receita municipal. Se pagar à vista, terá 100% de desconto nos juros, se for parcelado, haverá alguns descontos. Isso visa facilitar que os débitos de ISS ou taxas de alvarás possam ser pagas", explica.

- Ao analisarmos as finanças como um todo, incluindo o caso da inflação, 8% representam um bom percentual de desconto, avalia Márcio. Ele acrescenta que o Refim foi prorrogado para o dia 30 de junho, com descontos que podem chegar a 100% de juros, multas e 50% de correção monetária. Mas é preciso quitar 2013 para usufruir de tais benefícios. O Refim pode ser aplicado no IPTU, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e nas Taxas de Alvarás.

O comerciante, Adriano Carlos, de 34 anos, que foi ao CAC buscar seu carnê, comemorava o desconto de 8%. “Pagar o imposto é uma obrigação, é um dever, e este desconto vem a nosso favor significativamente”, avalia.

- Quando o contribuinte paga o IPTU, ele está promovendo o desenvolvimento da cidade – completa o subsecretário municipal de Tributos.

Calendário de pagamento do IPTU/2014

Cota única:

8% de desconto - 30 de abril

Em nove parcelas com desconto de 3%:

1ª - 30 de abril

2ª - 30 de maio

3ª - 30 de junho

4ª - 31 de julho

5ª - 29 de agosto

6ª - 30 de setembro

7ª - 31 de outubro

8ª - 28 de novembro

9ª - 30 de dezembro