Foto: Moisés Bruno
Animais a partir de um mês de idade podem ser vacinados
A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, realizada pela Secretaria de Saúde de Macaé, prossegue no próximo dia 20 na região central do município. Podem ser imunizados animais a partir de um mês de idade, desde que eles estejam em bom estado de saúde.
De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha já foi realizada esse ano, na região serrana e em postos volantes nos locais mais distantes do município, como Imboassica, Celso Daniel, Cabiúnas, Imburo, entre outros. Mais de quatro mil animais já foram vacinados contra a raiva.
Para serem vacinados os animais devem ter a carteirinha de vacinação e serem levados por um adulto. Em caso de chuva, a vacinação é adiada e, uma nova data é divulgada.
De acordo com informações do coordenador geral do CCZ, Ramon Bouças, serão disponibilizados postos volantes e fixos em vários bairros da cidade. Na próxima semana, o cronograma será divulgado para a população.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.
Orientações em caso de mordida ou arranhão feita por animal:
• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;
• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;
• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.
• Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.