Foto: João Barreto
Encontro também definiu pautas da X Conferência, que acontecerá em agosto
A Pré-Conferência de Assistência Social, que ocorreu nesta segunda-feira (27), no auditório do Paço Municipal, destacou os avanços na área social. O objetivo foi avaliar as deliberações da IX Conferência de 2013, a plenária ampliada de 2014 e preparar a X Conferência Municipal de Assistência Social, que deve ocorrer nos dias 4 e 5 de agosto, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Bruno Villela, para uma plateia composta por representantes das instituições sociais e organizações governamentais. Fizeram parte da composição da mesa a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, e o gestor do Fundo Municipal de Assistência Social, Bruno Daumas.
Na abertura, a secretária Josefa agradeceu a presença das organizações nas discussões, registrou a presença da subsecretária de Direitos Humanos, Tayse Marinho, e destacou a importância da política de assistência social para os munícipes.
- A assistência social é sempre um desafio, por isso é importante que nesta pré-conferência possamos direcionar as práticas e avançarmos na política de assistência social. Vamos viver um momento forte com a conferência que será realizada nos próximos dias. Estamos aqui para nos dedicar ao trabalho e vamos na busca de mais melhorias, de acordo com as determinações do prefeito, Dr. Aluízio, que tem demonstrado cuidado especial nesta área, acentuou.
Na pré-conferência, os conselheiros além de analisarem as deliberações da IX Conferência de 2013, da plenária ampliada de 2014, apreciaram o histórico do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município, programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SMDSDH).
Durante a apresentação da pauta, Bruno Villela, elencou os eventos que ocorreram desde a última conferência, ressaltando os avanços das deliberações e apresentou aos conselheiros as logomarcas do Conselho e da X Conferência. “Ainda temos limitações, mas avançamos em alguns itens. Agora, é momento de trabalho e temos que sair daqui com o dever cumprido. Neste momento de transição, desejamos à nova secretária de Desenvolvimento Social sucesso frente à gestão social de Macaé”, afirmou.
Os participantes também elaboraram um relatório contendo o detalhamento sobre a política pública de assistência social para aprofundamento na X Conferência Municipal de Assistência Social.