O prefeito Riverton Mussi presidiu a solenidade de abertura do 1º Encontro de Professores da Rede Municipal de Ensino de Macaé, realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na tarde desta quinta-feira (02). Riverton lembrou as conquistas de 2005 em prol da Educação e falou da ampliação da rede de ensino, da implantação do Complexo Universitário e dos projetos para este ano em favor dos professores.
A secretária de Educação Milmar Pinheiro deu as boas vindas aos professores e apresentou os novos uniformes da rede municipal, e em seguida, o professor Pedro Demo proferiu a palestra “Reconstruindo as Competências de Quem Ensina”.
O prefeito anunciou a compra do prédio da Macaense, incluindo o pátio da empresa, para abrigar todos os setores da secretaria de Educação. Disse que sua administração tem por objetivo adquirir prédios e construir escolas com instalações próprias para cada faixa etária e categoria de educação.
- Apesar das dificuldades do primeiro ano de governo, realizamos muito. Reformamos escolas, iniciamos a construção da Escola da Ajuda, que vamos entregar no primeiro semestre. A prefeitura está construindo nova escola com 40 salas para o ensino fundamental no Engenho da Praia, e na segunda semana de fevereiro vamos entregar uma unidade do CEMEAES, na Barra, e outro em abril, no Parque Aeroporto. Neste ano letivo, mais quatro mil alunos foram incorporados, e estamos construindo mais 57 salas de aulas para abrigá-los”, disse.
Com relação ao Pólo Universitário, o prefeito reafirmou os convênios já anunciados com as universidades federais, estaduais e particulares. “O Pólo Universitário será integrado pela UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ, UENF, UNI-RIO, e vamos nos reunir com representantes do MEC em 07 de março com esse objetivo. Temos também parcerias com universidades privadas, como a Estácio de Sá, com seis novos cursos já ministrados em Campos, além da Universo e da Unigranrio, que poderá trazer os cursos de Medicina, Veterinária e Enfermagem. A FAFIMA é outra parceira, fora do pólo , onde vão ser ministradas, gratuitamente, aulas de inglês e espanhol”.
Riverton anunciou que vai transferir a FEMASS para o Pólo Universitário, e suas 12 salas vão servir somente à Escola de Informática que funciona no local. Também vão ser ampliados os cursos da FEMASS, para que os servidores, bem como seus familiares, tenham direito à gratuidade em cursos de pós-graduação e graduação. Quanto aos professores que ocupam os cargos de diretor e diretor-adjunto em escolas do município, ao longo de cinco anos, o prefeito disse que vai enviar projeto à Câmara de Vereadores para que sejam incorporados aos salários mais 50%.Outro projeto é a ajuda de um salário mínimo aos estudantes que não podem pagar uma faculdade particular.
Milmar Pinheiro falou das conquistas do ano passado e das realizações programadas para 2006. “O prefito Riverton Mussi , no dia em que tomei posse, garantiu que instalaria a Educação num prédio que reunisse todos os setores da secretaria. Estamos no antigo prédio da Macaense, onde gostaria de receber a visita de todos os professores. Criamos escolas e estamos construindo 57 salas. Melhorar o espaço físico é imprescindível para a comunidade escolar, porém o mais importante é garantir a qualidade do ensino. Teremos o Projeto Agita Educação, Literarte, Feira de Ciências, Fórum Municipal de Educação, Encontro de Professores de Educação Física, dentre vários outros projetos para 2006”, observou.
O professor Pedro Demo, em sua palestra, disse que a figura do professor precisa ser revalorizada, porque ele não pode ser substituído pelo computador, que não pensa. Citando Sócrates, Demo ressaltou que o professor deve preparar o aluno para pensar, inquirir, usar a autoridade do argumento e, não, o argumento da autoridade. “Estamos na era do conhecimento, e daqui para frente será assim, mas o computador não pode substituir o educador. A máquina funciona de fora para dentro, e o ser humano, de dentro para fora”, acentuou.
Participaram da solenidade o secretário de Comunicação, Romulo Campos e o sub-secretário Antonio Luiz; o presidente da Agrape Chico Machado; o vereador Paulo Antunes; a representante dos professores aposentados e do Conselho Municipal de Educação, professora Rosana Porto, e Lucy Caldas Simões, que agradeceu ao prefeito Riverton Mussi e à secretária Milmar a construção do Colégio Maria Isabel, do qual é diretora.