Prefeito abre pré-conferência na Região Serrana

22/03/2010 18:00:18 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Moradores da Região Serrana compareceram em peso à reunião

GLICÉRIO – Cerca de 400 moradores dos distritos da serra macaense participaram na ensolarada tarde desta segunda-feira (22) da pré-conferência na Região Serrana, etapa preparatória para a Conferência da Cidade, que será promovida pela Gerência do Plano Diretor da Câmara Permanente de Gestão (CPG). Aberta pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), a pré-conferência foi realizada no distrito de Glicério, onde a população apontou as prioridades para o desenvolvimento dos distritos.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos e a coordenadora do Plano Diretor, Miriam Reid, participaram dos trabalhos.

- As pré-conferências, que começam nesta segunda-feira, são preparatórias para a Conferência da Cidade, que será promovida dias 28 e 29 de abril. Serão realizadas as conferências estadual e nacional e Macaé vai marcar presença para dar sua contribuição – afirmou o prefeito, lembrando que o Plano Diretor é a “cartilha da população para a execução de planos e ações”.

Riverton destacou que o objetivo da administração é concluir todos os projetos previstos para os distritos da Região Serrana até o final do mandato. “Temos programas diferenciados para cada localidade da Serra e estamos trabalhando para concluir todos”, disse, lembrando que o Estado do Rio e do Espírito Santo estão juntos na busca pela não alteração da Lei do Petróleo para os campos do pós-sal. Emenda do deputado Ibsen Pinheiro aprovada na Câmara Federal prevê a redistribuição dos royalties para todo o país.

De acordo com o prefeito, a Câmara Permanente de Gestão, criada no ano passado, desenvolve projetos estruturantes para a população como o Água Limpa, em andamento, que visa acabar com os pontos de alagamento da cidade. “Vamos assinar o contrato da obra de saneamento, incluída no Água Limpa, que prevê a construção de Estação de Tratamento de Esgoto para a cidade”, pontuou.

O programa Renda Mínima também foi citado por ele como coordenado pela CPG. Inicialmente 500 famílias carentes de Macaé vão ser contempladas pela prefeitura com R$ 62 mensais, mais R$ 20 por cada filho menor, de zero a 15 anos de idade, até o máximo de três crianças por família. “A CPG também é gestora do Plano Diretor, da Cidade Digital, do programa de Mobilidade Urbana e de segurança pública, no qual está prevista a implantação de 51 novas câmeras na cidade”, exemplificou o prefeito.

Reunião amplia gestão participativa

A ampliação da gestão participativa do governo Riverton foi destacada pelo presidente da CPG, Romulo Campos, durante a reunião com os moradores em Glicério. “Os encontros preparatórios para a Conferência das Cidades retiram indicativos porque a população apresenta avanços, dificuldades e desafios para a implementação das políticas de desenvolvimento urbano”, comentou, lembrando que a Região Serrana precisa de um planejamento diferenciado.

De acordo com Miriam Reid, o tema “Cidade para todos com gestão democrática, participativa e controle social” será o tema da Conferência da Cidade e foi debatido pela população da região serrana com quatro eixos. “Função social do solo urbano, transporte e acessibilidade, habitação e saneamento básico foram os temas discutidos pelos grupos, que apresentaram as demandas que a Região Serrana vai pontuar para a Conferência da Cidade”, acentuou. A pré-conferência teve como moderador o profissional Gabriel Peci.

Audio

Entrevistado: Rômulo Campos Presidente da CPG
Reporter: Francisco Damasceno