Macaé vai ganhar uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento à terceira idade. A novidade foi anunciada na noite desta terça-feira (15) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a festa de comemoração do primeiro aniversário do programa Guarda Sênior. O prefeito também falou sobre outros projetos para a terceira idade previsto para este ano, como a implantação do Condomínio da Melhor Idade e a ampliação das vagas da Guarda Sênior.
De acordo com Riverton, a prefeitura está firmando parceria com a Liga São João Batista para a restauração do Hospital Madre Tereza de Calcutá, que será destinado aos idosos. No local hoje funciona o Pronto Socorro Pediátrico, que informou o prefeito, será transferido para as instalações do antigo Fórum de Macaé. “Conseguimos a cessão do prédio do antigo Fórum pelo governador Sérgio Cabral. Vamos adaptar o local para ser a nova unidade de emergência para crianças”, disse o prefeito.
Riverton falou também sobre a implantação, no Bosque Azul, no bairro Ajuda, do Condomínio da Melhor Idade, voltado para idosos. O projeto, que já está sendo desenvolvido pela Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa) prevê a construção casas populares para a camada mais carente da terceira idade. O prefeito disse ainda que está estudando a possibilidade de aumentar o número de vagas do programa Guarda Sênior, que hoje atende as 100 idosos, de 60 a 80 anos.
A festa em comemoração pelo primeiro aniversário da Guarda Sênior reuniu cerca de 500 pessoas no Clube Cidade do Sol.
– Hoje é um dia de felicidade para todos. A Guarda Sênior é um projeto vitorioso e reconhecido não só em âmbito municipal, mas nacional. Diversos municípios já mandaram equipes para conhecer o programa e implantá-los em suas cidades. O presidente da Guarda, Antônio Franco, e toda a sua equipe estão de parabéns. A preocupação do governo municipal não é apenas em proporcionar trabalho para os idosos, mas ser atuante na educação, lazer, saúde e entretenimento, afirmou Riverton, lembrando que há 17 anos foi um dos participantes da fundação do primeiro grupo da Terceira Idade em Macaé. Hoje, a cidade conta com 18 grupos.
Diversas autoridades marcaram presença na festa da Guarda Sênior. O vereador Maxweel Vaz parabenizou o prefeito e o diretor-presidente da Guarda Municipal pela criação do projeto, destacou a importância do programa. O secretário executivo de Recursos Humanos, Jean Franco enfatizou a boa aceitação do programa pela população. A presidente dos grupos da Terceira Idade, Margarida Mussi Ramos, destacou a importância do programa Guarda Sênior para a vida das pessoas atendidas.
O vice-presidente da Guarda Municipal, coronel Nilson Matoso França, frisou que o vigor dos guardas seniores incentiva a todos que tenham mais força e vontade de viver bem. O diretor do Grupamento de Operações Especiais, tenente Ramalho, falou da importância do programa para que os idosos sintam-se úteis e com mais vontade de viver. O diretor jurídico, Ronaldo Linhares reafirmou que o programa é um resgate para as pessoas da terceira idade, além de mostrar a importância dos mais velhos na formação dos jovens. A coordenadora do programa, Elaine Chança falou da felicidade de estar à frente de um programa que engrandece as pessoas da terceira idade. Os guardas municipais Túlio e Borges, integrantes da coordenação da Guarda Sênior, registraram a alegria dos agentes da Guarda Sênior no dia-a-dia de suas funções.