O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou a abertura de mais duas unidades do programa que, hoje, atende a cerca de 14 mil pessoas no município. A novidade foi anunciada, nesta quinta-feira (5), durante a inauguração da sexta unidade do programa no Parque Valentina Miranda, voltada para a comunidade e para o professor da rede municipal de ensino. As duas novas unidades serão no Parque Aeroporto e na Ajuda, voltada para portadores de Síndrome de Down.
- Queremos inaugurar estas duas novas unidades até julho. O Cemeaes é um programa de sucesso, e estamos dando enfoques cada vez mais abrangentes. A unidade do Aeroporto vai seguir o padrão do programa, com atendimento aos alunos da rede municipal que precisam de acompanhamento especial. Já na Ajuda, será mais específico, com atendimento para portadores de necessidades especiais. Vamos começar com as crianças que têm Síndrome de Down - disse o prefeito.
De acordo com a coordenadora do Cemeaes, Marlene Reis, a unidade da Ajuda será instalada em um espaço rural, e terá entre as atividades equoterapia e musicoterapia, além de atendimento com equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos e fonoaudiólogos. “Esta é uma antiga reivindicação das famílias de portadores da Síndrome de Down. Nossa idéia é estender o atendimento a crianças com outras síndromes que necessitem de um acompanhamento mais especializado”, explicou.
Com a abertura destas duas novas unidades, serão oito Cemeaes no município, já contando com o inaugurado nesta quinta-feira. De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, a partir da próxima segunda-feira a unidade do Parque Velentina Miranda já estará recebendo inscrições para as diversas atividades oferecidas.
- Este é um Cemeaes diferente, voltado para o público adulto. Vamos atender ao professor, mas toda a comunidade poderá ser beneficiada pelas diversas atividades que estamos oferecendo. A nossa expectativa é de que esta nova unidade faça cerca de 800 atendimentos por dia, disse a secretária.
A unidade conta com atividades de Educação Física e Terapêuticas, desenvolvidas em parceria com a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte). No espaço, serão oferecidas aulas de hidroginástica, alongamento, natação, dança de salão, jazz e biodança. Na parte terapêutica, o Cemeaes terá atendimento de ioga, fisioterapia, fonoudiologia, psicologia, massoterapia, musicoterapia, shiatsu e RPG.
O presidente da Associação de Moradores do bairro, Alexandre Dias de Barros, elogiou a estrutura montada pela prefeitura no novo Cemeaes. “Sem dúvida, é um ótimo espaço que vai atender bem a nossa comunidade”, comentou. Participaram da inauguração secretários municipais, presidentes de autarquias e fundações, vereadores e moradores do bairro.