Prefeito anuncia novas obras no distrito do Sana

05/05/2022 15:42:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Jaqueline Carvalho

O prefeito também destacou a realização de novos eventos culturais e esportivos

Nesta quarta-feira (4), o Prefeito Welberth Rezende e secretários de diversas pastas participaram de uma reunião com moradores e lideranças comunitárias do Sana. Na ocasião, foi anunciada a construção de uma nova unidade de saúde no distrito, a pavimentação do trecho que liga a Barra do Sana até o Arraial e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Todas as obras vão começar ainda este ano. Além disso, o prefeito também destacou a realização de novos eventos culturais e esportivos.

"Estamos aqui para anunciar as obras que vão começar ainda este ano no Sana. Viemos prestar conta daquilo que prometemos. Além disso, queríamos ouvir a população para que, juntos, possamos montar mais planos de ação com foco naquilo que de fato o distrito precisa. Destaco também que o desenvolvimento da região é prioridade, mas com foco na preservação ambiental. Nós não negociamos aquilo que não é negociável e essa é a primeira vez na história que o município investe dinheiro no meio ambiente, como a duplicação da área de preservação do Parque Municipal Atalaia e a construção do corredor ecológico de 14 quilômetros, que integrará as áreas do Parque e a Reserva Biológica União (ReBio), por exemplo", destacou o prefeito Welberth.

O prefeito ressaltou também que a pavimentação do distrito acontecerá em três etapas. A primeira e a segunda terão uma única licitação. A previsão para o início das obras, que acontecerão por fases, será neste ano.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, anunciou a construção de uma nova unidade de saúde mista no distrito, que vai duplicar a capacidade para atendimento, porém, no próximo mês, o espaço atual contará com novas especialidades, como psiquiatria e cardiologia.

Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana também participou do encontro e irá alinhar com o Sistema Único de Transporte (SIT) para ajustar os horários dos itinerários da região serrana, de acordo com as reivindicações dos moradores.

A presidente da Associação de Moradores do Sana, Carine Lima, agradeceu a iniciativa do prefeito em participar da reunião. "Foi o prefeito que se prontificou a vir e essa é a primeira vez que um prefeito de Macaé participa das nossas reuniões, além de todos os secretários, que explicaram tecnicamente o funcionamento das ações. Estamos muito agradecidos e confiantes", destacou Carine.

Conhecido como “Paraíso das Águas” devido à quantidade de cachoeiras e de sua infraestrutura turística, o Sana é o distrito mais visitado de Macaé e conta com inúmeras trilhas, em destaque o Peito do Pombo, além de artesanato, música, gastronomia e arte. O secretário de Turismo, Leonardo Anderson, esteve presente na reunião e afirmou: "Para construir um bom turismo é necessário promover qualidade de vida aos moradores".

Participaram também da reunião os secretários de Infraestrutura, Santiago Borges; Obras, Felipe Bastos; Interior, Rodrigo Curvelo; Relações Institucionais, Tito Simões; Agroeconomia, Dudu Jardim; Cultura, Leandro Mussi; representante da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Edson Ricardo, o Bola; representante da secretaria adjunta de Saneamento; Pablo Caetano e o vereador Tico Jardim.


Fotos Relacionadas