O prefeito Riverton Mussi anunciou na quarta-feira (9) à noite, durante reunião com moradores do Mirante da Lagoa, realizada na Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues, o investimento de R$ 4,5 milhões em obras de infra-estrutura urbana e calçamento nas vias públicas do bairro. O prefeito foi convidado pela Associação de Moradores do Mirante e compareceu acompanhado de secretários e técnicos.
- Encaminhamos ao Tribunal de Contas do Estado, o TCE, ofício pedindo autorização para fazermos a licitação para este pacote de obras, que inclui drenagem, construção de rede de água pluvial e de esgoto, além de calçamento, que será em paralelepípedo em alguns trechos e em asfalto em outros – informou o prefeito, ressaltando que o município só pode abrir o processo licitação após aprovação do TCE.
Segundo Riverton, já o projeto da revitalização da praça central do Mirante, que inclui a construção do centro comunitário, será licitado ainda este mês. “Após a licitação, as obras da praça começam em 60 dias”, explicou. Outro projeto para o bairro é a implantação da coleta seletiva, que será piloto para outros bairros da cidade. O prefeito informou aos moradores que o bairro também receberá nova iluminação.
O projeto da praça, intitulado “Nas águas do desenvolvimento ecologicamente correto”, foi elaborado pelos arquitetos Rodrigo Pyramides e Rosane Dias e visa transformar o Mirante da Lagoa em um pólo disseminador de práticas ambientais. “A idéia da praça é unir tecnologia e meio ambiente”, explicou Rodrigo, que apresentou o projeto final aos moradores, após reuniões periódicas em que a comunidade deu sugestões e idéias.
O centro comunitário terá itens como captação e aproveitamento das águas pluviais, tratamento da água domiciliar para reuso, Biblioteca Verde, sala para associação dos moradores, uma mini-estação de tratamento de esgoto, tudo alinhado a projetos educacionais. “Futuramente, pretendemos implantar painéis solares transformando a energia do sol em energia elétrica”, explicou o arquiteto. A praça terá ainda ampliação da área verde com vegetação de restinga e mata atlântica, além de uma cascata abastecida com água da chuva e itens como quadra poliesportiva e área de lazer.
Diversos outros assuntos foram conversados durante a reunião. O presidente da Associação de Moradores, Sérgio Augusto Neves, ressaltou a importância de encontros como este, entre moradores, prefeito e secretários. “A participação da comunidade nos projetos é fundamental. O projeto da praça, por exemplo, foi um trabalho em conjunto com os moradores”, afirmou.
Participaram da reunião os secretários de Obras, Tadeu Campos; de Comunicação, Romulo Campos; o presidente da Mactran, Fernando Magalhães, o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, o assessor Adrian Mussi e a diretora do departamento de engenharia de trânsito da Mactran, Maria Laís Meireles.