Prefeito anuncia R$ 4,5 milhões para Novo Eldorado

07/11/2006 11:30:48 - Jornalista: Janira Braga

Obras de infra-estrutura urbana, incluindo drenagem de águas pluviais, implantação da rede de esgoto, pavimentação e construção da praça central foram algumas melhorias anunciadas pelo prefeito Riverton Mussi para o bairro Novo Eldorado, na noite de segunda-feira (6), durante reunião com moradores da localidade. O encontro foi realizado na Assembléia de Deus e reuniu cerca de 80 pessoas. O pacote de obras terá investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Segundo o prefeito, para que a obra seja licitada, é preciso autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que já recebeu o projeto. Após o TCE fazer a análise, o projeto volta para o governo municipal, que publica a abertura da licitação para a definição da empreiteira. Depois desta etapa, as obras começam em 60 dias e devem durar cerca de oito meses.

- Vamos fazer uma grande obra no bairro para elevar a qualidade de vida dos moradores – destacou Riverton. A regularização dos imóveis do bairro foi outro assunto conversado. A prefeitura vai trabalhar para legalizar os terrenos para que os moradores tenham todos os documentos regulares.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, detalhou que as obras de infra-estrutura vão beneficiar as ruas Projetada 61, 1 e de A a G, que engloba todo o bairro. “Somente de rede de esgoto, serão construídos dois mil metros lineares. As ligações individuais chegarão a 210 unidades habitacionais”, informou.

As obras de infra-estrutura atendem a maior reivindicação feita pelos moradores ao prefeito. “Nosso maior problema é o saneamento. Quando chove, fica tudo alagado. Essas obras são fundamentais para o Novo Eldorado”, disse o presidente da Associação de Moradores, Aparício da Silva. “As cerca de 300 famílias do bairro aguardam esses serviços”, disse, classificando o encontro com o prefeito e os secretários como “ótimo”.

De acordo com o secretário de Obras, a praça central do bairro terá 4,6 mil metros quadrados de área, para abrigar quadra poliesportiva, campo de futebol de areia com arquibancada, quiosque, construção do centro comunitário, área de lazer infantil, estacionamento e técnicas de paisagismo e jardinagem.

ILUMINAÇÃO - Outro benefício anunciado para o bairro é a inclusão do Novo Eldorado no projeto da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, os temporizadores só vão acender na hora que escurecer com o sistema de foto-célula.

Os moradores também pediram a troca do posteamento de madeira do bairro para cimento, o que será feito. A implantação de um módulo do Programa de Saúde da Família (PSF) para o bairro também foi reivindicada. A prefeitura vai estudar a possibilidade para o próximo ano. Além desses assuntos, a comunidade conversou com o prefeito e os secretários municipais sobre educação e transporte.

Participaram da reunião, além do secretário de Obras, Tadeu Campos, o secretário de Comunicação, Romulo Campos, o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Lúcio Aracati, o diretor de transportes, Jaime Couto, os subsecretários de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano e de Obras, Mário Bucker, o presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), Francisco Alves Machado, o Chico Machado, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias, entre outros.