logo

Prefeito anuncia subvenção para sociedades musicais

26/10/2005 18:07:47 - Jornalista: Janira Braga

A alta cultura macaense vai ganhar um expressivo reforço a partir do próximo ano. O prefeito Riverton Mussi anunciou nesta quarta-feira (26) que o governo municipal vai firmar convênios com as sociedades musicais Nova Aurora, Lira dos Conspiradores e Tonito Parada para a ampliação dos projetos das entidades e com isso, impulsionar a cultura municipal.

Pelo convênio, que será levado à aprovação no Legislativo, a prefeitura vai fornecer uma subvenção mensal para as sociedades e elas, em contrapartida, vão desenvolver atividades musicais para o município. O anúncio foi feito durante reunião à tarde com a diretoria da Nova Aurora, na sede da sociedade.

De acordo com o prefeito, a subvenção foi incluída no orçamento de 2006, que a Câmara vai levar à votação. “Temos a preocupação de incentivar a cultura macaense e oportunizar que mais jovens e adultos tenham acesso a essa cultura. Já tínhamos o projeto de incluir no orçamento uma subvenção para bandas sinfônicas e agora aguardamos a aprovação da Câmara”, afirmou.

O vereador Pedro Reis (PSDB) foi o intermediador da solicitação ao prefeito e acentuou que o objetivo é a busca pela qualidade de música em Macaé. “Percebemos a quantidade crescente de jovens que estão envolvidos nas sociedades musicais e com a ajuda que a prefeitura vai fornecer, as entidades poderão investir mais em levar cultura à população”, destacou o parlamentar.

A presidente da Sociedade Musical Nova Aurora, Inês Patrocínio, ressaltou que há 132 anos, a entidade desenvolve projetos musicais voltados para a valorização da cultura. “Queremos que a boa música sobreviva”, disse Inês. Hoje, a entidade possui a Banda Sinfônica Sociedade Musical Nova Aurora, composta por 35 músicos de 14 a 64 anos que tocam instrumentos de sopro e percussão.

- Nosso repertório inclui MPB, bossa nova, chorinho, música clássica popular, valsa, entre outros. Vamos fazer uma apresentação no Teatro Municipal no próximo dia 21, somente de temas de filmes, como as trilhas de Senhor dos Anéis, Rei Leão, Aladim e E.T. – detalhou o maestro e diretor da Banda Sinfônica, Carlos Jorge, acrescentando que para o próximo semestre, a Banda Sinfônica vai desenvolver um projeto voltado para a música brasileira.

O secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, comentou que as sociedades musicais centenárias contam a história de Macaé. “É impossível pensar em patrimônio cultural da cidade sem pensar nessas sociedades musicais”, disse. Também participaram da reunião as diretoras da Nova Aurora, o vice-presidente da sociedade musical, Aldo Mussi e o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos.


Confira os próximos concertos da Banda Sinfônica Sociedade Musical Nova Aurora:

30 de outubro – São Fidélis (RJ)

5 de novembro – Sala Cecília Meireles, na cidade do Rio

6 de novembro – Alto de Jequitibá (MG)

21 de novembro – Teatro Municipal de Macaé

22 de novembro – Sede da Nova Aurora

4 de dezembro – Silva Jardim (RJ)