logo

Prefeito apresenta termos de convênio com a UFRJ

02/04/2013 17:16:00 - Jornalista: Celine Moraes

Foto: Flávio Sardou

Prefeito garante apoio para melhoria do curso de Medicina da UFRJ no Campus Macaé

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, apresentou nesta segunda-feira (1º) os termos do convênio que será firmado dentro dos próximos dias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao Reitor da Universidade, Carlos da Conceição Levi, no auditório do Centro de Educação Integrada em Saúde do Hospital Público Municipal (HPM). O documento já foi assinado pelo prefeito, que aguarda o retorno do parecer da universidade e sua assinatura para oficializar o convênio, que prevê a realização de uma série de iniciativas para a melhoria das atividades práticas acadêmicas do curso de Medicina da UFRJ.

Durante a apresentação também estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Flávio Antunes, o Presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Newton José, o Diretor da UFRJ-Campus Macaé, Gilberto Dolejal Zanetti, o Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Roberto Medronho, a Coordenadora do Curso de Medicina da UFRJ em Macaé, Jussara Khouri, o representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, e o Diretor Administrativo do Hospital São João Batista, Sávio Rocha, além de estudantes do curso de Medicina da UFRJ.

Entre os termos do convênio estão a disponibilização, até o segundo semestre deste ano, de cerca de 60 leitos de internação eletiva para Clínica Médica e Cirurgia para a realização de atividades de assistência em saúde a serem desenvolvidas pela UFRJ. Também haverá a cessão de uma área de cerca de 1,5 mil metros quadrados no bairro Novo Horizonte para a construção de uma unidade básica de saúde, com a implantação e manutenção de cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O convênio também visa formalizar a cessão do prédio do antigo Hospital do Sase à UFRJ para a criação de um Centro de Especialidades Clínicas e Cirúrgicas, que também ofertará atendimento ambulatorial promovido pelos estudantes do curso de Medicina. Durante o período de obras de reforma do antigo Hospital do Sase, serão cedidas seis salas do Centro de Convivência do Idoso para a realização de atendimento ambulatorial por parte dos estudantes.

Convênio garante formação de qualidade
aos estudantes de Medicina

De acordo com Dr. Aluízio, este conjunto de ações garante à Universidade e seus estudantes a utilização de espaços importantes de atendimento em saúde do município, como o Hospital São João Batista e o Hospital Público Municipal (HPM), o que afetará diretamente no aumento da qualidade de ensino da Medicina na região.

- Já assinamos o documento com os termos propostos à universidade para deixar claro o nosso interesse e empenho em fazer desta parceria com a UFRJ algo positivo para a cidade como um todo. A universidade já sinalizou que o convênio será assinado por parte dela em breve, tendo que aguardar apenas os trâmites burocráticos para oficializá-lo. Assim que o convênio for oficial, já iremos iniciar a construção da unidade de saúde e a reforma do Hospital do Sase, assim como disponibilizar de imediato os leitos de internação não emergencial para os estudantes - explicou o prefeito.

O reitor destacou que por muito tempo foram definidas e redefinidas estratégias para que este apoio acontecesse. “Apesar de toda a espera e dificuldade, hoje estamos tomando conhecimento dos termos deste convênio, o que nos deixa muito honrados em poder realizar esta parceria com a Prefeitura de Macaé. As dificuldades nos ensinaram a compor as parcerias corretas para consolidar a qualidade de ensino da UFRJ no interior fluminense, como é o caso de Macaé, e agora temos certeza que todos sairão vitoriosos com a realização deste convênio”, frisou o Reitor da UFRJ, Carlos da Conceição Levi.

O representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, realizou uma apresentação sobre saúde pública para os estudantes, ressaltando a importância do apoio dos governos municipais para as atividades acadêmicas.

- Este convênio é uma oportunidade para Macaé, para a UFRJ, para os estudantes e para toda a sociedade. Macaé está de parabéns por ter uma prefeitura que enxergou com seriedade a questão da saúde e do ensino no município e que está disposta a levar um serviço de qualidade para a população, chamando inclusive o Ministério da Saúde para participar do processo. Sabemos dos desafios de se fazer saúde pública, mas Macaé tem gestão política, recursos técnicos e financeiros, mão de obra, parceiros e, o mais importante de tudo, vontade política. Macaé está na frente de muitas cidades e acima da média geral e tem tudo para fazer desta parceria uma vitória para a população - destacou Rodrigo.

- Não queremos apenas ceder espaços físicos para a universidade em Macaé. Nosso objetivo é dar um novo sentido, uma nova oportunidade para o município e sua população de poder usufruir de um ambiente melhor, de profissionais mais capacitados e de atendimentos mais humanizados em saúde. Os estudantes terão formação médica, mas também humana, e nada melhor para aprender a lidar com as pessoas do que colocá-los em contato direto com aqueles que um dia serão seus pacientes. Queremos reconstruir a saúde do nosso município e isso tem que acontecer também na base do ensino - ressaltou Dr. Aluízio.


Fotos Relacionadas