Foto: Erica Ferreira
Depois de inaugurar Centro Oncológico de Macaé (foto), prefeito assina convênio na próxima semana para aprimorar serviço
Para integrar o município na Política Nacional de Atenção Oncológica, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, assina na segunda-feira (23) convênio com a Fundação do Câncer. O objetivo é oferecer um atendimento eficaz aos usuários do serviço de oncologia.
A cerimônia será às 15h30min, no gabinete do prefeito, no quarto andar da prefeitura, onde estarão presentes o diretor executivo da Fundação do Câncer, Celso Ruggiero, e o presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Marcos Fernando de Oliveira Moraes.
Segundo o secretário de Saúde, Flávio Antunes, o convênio é pioneiro no interior do estado. “A Fundação do Câncer dará suporte técnico no planejamento para ampliação dos serviços do Centro de Oncologia Municipal”, acrescentou.
A meta do governo é tornar Macaé uma referência na assistência de alta complexidade em oncologia, com tratamento amplo e consistente. “A Fundação do Câncer é detentora de todo o conhecimento técnico e administrativo e com isso nos dará suporte para oferecer atendimento de total qualidade”, ressaltou o secretário.
Entre as metas do município estão a ampliação dos serviços, credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde, por meio do Projeto de Regulação Oncológica, e a elaboração de um Plano de Atenção Oncológica, específico para o município.
No início de setembro, o prefeito Dr. Aluízio inaugurou o Centro Oncológico de Macaé, que funciona no Hospital São João Batista. Estão sendo oferecidos os serviços de quimioterapia, atendimento clínico e cirúrgico. Todo o atendimento é realizado em rede, por meio da Central de Regulação Oncológica, instituída para acolher, orientar e encaminhar os pacientes, garantindo assistência plena.
Neste primeiro momento o Centro Oncológico atende pacientes que não fazem tratamento em unidades de Macaé ou de outros municípios. Os casos de alta complexidade serão encaminhados para centros de referência.