logo

Prefeito busca instalação da Unigranrio em Macaé

25/01/2006 17:02:36 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi levou nesta quarta-feira (25) o reitor da Unigranrio, Arody Herdy, para conhecer a estrutura dos dois primeiros módulos em obras do Complexo Universitário e para visitar o Hospital Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva, o HPM. O objetivo foi mostrar as condições de infra-estrutura da cidade em educação superior e saúde para a possível instalação de um campus da Unigranrio em Macaé. O reitor sinalizou positivamente para a implantação da universidade no município.

A visita ao HPM foi realizada porque o reitor tem interesse em implantar em Macaé cursos de graduação e até de pós-graduação na área de saúde – além de outros segmentos - e para isso, o Hospital, segundo o prefeito, poderá disponibilizar estágios e residências, além de abrigar aulas práticas. Uma das possibilidades levantadas pela equipe da Unigranrio é a aquisição de uma área nas proximidades do HPM para a construção de um prédio para o curso de medicina, enfermagem e outros da área de saúde e a instalação dos demais cursos – como educação física e veterinária – no Complexo Universitário, em anexo à Linha Verde.

- Nosso objetivo é trazer a Unigranrio para Macaé, com o curso de medicina, o que vai contribuir para elevar a qualidade do ensino superior na cidade e promover mais desenvolvimento educacional de nível universitário para o munícipe – ressaltou o prefeito. No Complexo Universitário, Riverton mostrou o andamento das obras dos primeiros módulos, com instalações de biblioteca, auditório, 30 salas de aula, entre outros.

Construído em uma área total de 95 mil metros quadrados, o também chamado Pólo Universitário terá ainda pátio interno, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação.Outros atrativos como ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo, centro de artes, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central farão parte do Complexo. “Serão sete prédios, sendo seis somente para sala de aula”, detalhou o prefeito.

O reitor da Unigranrio avaliou a qualidade como o fator estruturante do Complexo. “Há muito tempo não vejo uma obra deste porte. Percebemos que uma das preocupações do prefeito é a qualificação da mão-de-obra e a Unigranrio pode ajudar. Macaé está em franco desenvolvimento e queremos participar deste crescimento”, ressaltou Herdy.


No HPM, o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, recebeu o prefeito e o reitor e mostrou instalações como enfermarias, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulta, pediátrica e neo-natal, além de toda estrutura de atendimento de urgência, emergência e de maternidade. “O hospital está preparado para receber os estagiários. Já desenvolvemos o trabalho de estágio aqui e temos todas as condições de ampliar esse processo”, informou Aluízio.

A novidade do HPM, o Centro de Educação Médica Continuada e Centro de Treinamento Berkeley, que será inaugurado na segunda-feira, também foi mostrado ao reitor. Será o primeiro Centro de Telemedicina e Educação Continuada na Saúde do Brasil, com preparação para realizar atendimento de emergência ao paciente à distância e em tempo real, além da descontaminação química ou biológica de vítimas. A unidade será o primeiro complexo da América Latina no atendimento a acidentes que envolvam múltiplas vítimas.

O reitor da Universidade também gostou das instalações do HPM. “O primeiro passo foi dado. Saio de Macaé vislumbrando trazer a Unigranrio e concretizar esse processo o mais rápido possível”, destacou, acrescentando que o Ministério da Educação (MEC) também será envolvido no processo.

Segundo o secretário de Governo, André Braga, a implantação do Complexo Universitário na cidade ficará fortalecida com a Unigranrio. “Será um avanço no processo educacional do município e contribuirá para enriquecer nosso Pólo”, destacou, acrescentando que o governo municipal irá trabalhar para viabilizar essa parceria.

Também acompanharam o prefeito na visita os vereadores João Sérgio e Paulo Antunes (ambos PSDB), o secretário de Comunicação, Rômulo Campos e de Obras, Tadeu Campos.