logo

Prefeito dá posse ao novo presidente da Funemac

06/09/2007 10:59:12 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi deu posse ao novo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, na noite de quarta-feira (5), na Cidade Universitária. Tavares entra no cargo ocupado anteriormente por Jorge Aziz, que hoje é secretário Especial de Desenvolvimento Local. A Funemac passa a gerir a Cidade Universitária e continua desenvolvendo os projetos de Ensino Superior da cidade.

Durante a posse, o prefeito Riverton destacou o investimento feito pelo município em capacitação, como nos programas Bolsa Universitária – que concede bolsas de estudo de ensino técnico profissionalizante e superior a cidadãos que moram em Macaé –, o Transporte Social Universitário (TSU), que transporta alunos para cursar faculdade em outras cidades, além das parcerias.

Para a manutenção da UFF em Macaé, por exemplo, a prefeitura investe por ano R$ 1,2 milhão; no TSU são injetados R$ 12 milhões anuais em 63 ônibus que diariamente transportam os alunos para municípios da região, além do Rio e de Niterói. “O TSU é um ótimo programa, mas queremos estimular o jovem a fazer sua graduação em Macaé. Por isso buscamos as universidades públicas oferecendo parceria”, informou Riverton.

O presidente da Funemac, Joelson Tavares, disse que a universidade é um caminho para o futuro do cidadão. “Mais do que formar pessoas, a universidade tem papel dinamizador de toda a vida de uma sociedade”, comentou. O secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, frisou que os governos devem pensar o futuro da sociedade. “A Cidade Universitária é de grande importância para toda a família. Muitos macaenses não precisarão sair do município para estudar”, lembrou.

Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, o processo de desenvolvimento não pode prescindir de conhecimento científico. “Um município com escolaridade elevada gera um círculo virtuoso da economia. Quando plantamos uma universidade, estimulamos a consciência crítica”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, afirmou que Macaé entra agora no ciclo do saber. “O ambiente universitário é sadio em toda cidade. No mundo moderno, produzimos muito, mas é preciso parar para pensar”, analisou Cardoso. O secretário Especial de Comunicação Social, Rômulo Campos e o secretário Executivo da mesma pasta, Décio Braga, também participaram da posse de Tavares, além de assessores e representantes acadêmicos.