A escolha foi aprovada pelos prefeitos e secretários de Saúde da região durante reunião realizada no Macaé Centro.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi foi eleito hoje (15/02) por unanimidade presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Fluminense e o secretário de Saúde Macaé, Fernando Diogo, o secretário executivo do mesmo. As escolhas foram aprovadas pelos prefeitos e secretários de Saúde da região durante reunião realizada no Macaé Centro.
Riverton anunciou que uma das primeiras medidas como presidente do Consórcio será o envio de um documento a governadora Rosinha Garotinho, para que sejam liberados os R$ 850 mil que foram empenhados no ano passado para o Consórcio e que serão destinados aos municípios menores para aquisição de equipamentos. “Não adianta os municípios com mais recursos se estruturarem se os demais não conseguirem manter o atendimento básico”, disse.
O prefeito ressaltou, que a união fará com que os municípios possam atender os pacientes em suas cidades. “Hoje 37% dos atendimentos do Hospital Público Municipal Dr, Fernando Pereira Silva são de pessoas oriundas de outras cidades, sendo a maioria de Rio das Ostras. Nossa preocupação é que estes gastos aumentem ainda mais com a inauguração dos Hospitais da Região Serrana e da Barra de Macaé”, falou.
O secretário Fernando Diogo falou da criação de micro regiões pela dificuldade de deslocamento entre os municípios mais distantes. O que também foi colocado em pauta pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado e pelo secretário de Saúde de São Fidelis, Ivan Manhães. “Existe interesse de todos nos prefeitos em desenvolver nossa região e criar mecanismos que possam minimizar o sofrimento dos munícipes. Com união iremos atender satisfatoriamente todos os municípios”, disse Carla.
Além dos prefeitos de Carapebus, Rubem Vicente, Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, Quissamã Armando Carneiro, representando o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Jorge Cherene Filho, o deputado Glauco Lopes compareceu à reunião e deu total apoio à iniciativa do Consorcio e se colocou à disposição para representar a região na Assembléia Legislativa..
Em visita a cidade a secretária de Saúde de Sumidoro, Cecília Silva, parabenizou o prefeito e os diretores do HPM, os médicos Aluízio dos Santos Junior e Luis Porto pelo excelente hospital. Ela ressaltou sua preocupação por esta instituição ser totalmente custeada com recursos da prefeitura. “Hoje o que vemos é uma guerra na saúde e Macaé vai na vertente contrária, mas é preciso a colaboração dos municípios vizinhos para que tudo isso não venha acabar, pois os custos são muitos altos”.
Aluízio acrescentou que é fundamental para manter a qualidade no atendimento do HPM a divisão das responsabilidades e dos custos. Quanto aos municípios que não fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte, e que utilizam o HPM, o prefeito Riverton Mussi falou que promoverá um encontro com estes prefeitos.