Prefeito de Macaé e novo gerente da Petrobras fortalecem parceria

02/08/2005 18:36:23 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi recebeu na tarde desta terça-feira (2), em seu gabinete, o novo gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Carlos Eugênio Resurreição, que substitui Plínio Cesar de Mello. No encontro, o prefeito e o gerente-geral deixaram clara a vontade de ambos de manter o bom relacionamento entre Petrobras e prefeitura e fortalecer a parceria que já existe.

- Queremos continuar a ter um bom relacionamento com a prefeitura, o que é importante tanto para a empresa quanto para a cidade – ressaltou Resurreição. Riverton afirmou que o governo municipal deseja que a empresa se mantenha parceira. “Tenho certeza que vamos seguir a boa relação que temos”, disse, comentando que a afinidade com o ex-gerente geral também era intensa.

Durante a visita de cortesia, o prefeito destacou que existe o interesse da realização de uma parceria entre os poderes público e privado para um projeto de moradia de funcionários da Petrobras. “A idéia é que a prefeitura e a Petrobras façam parceria na infra-estrutura de uma área e assim o funcionário constrói sua casa com financiamento, criando vínculo com o município”, explicou o prefeito.

Outra possibilidade de parceria que será posteriormente estudada pelo governo e pela empresa é para a recuperação da orla da Praia de Imbetiba, com a criação do museu do petróleo. “Gostaríamos de fazer a obra com a parceria da Petrobras. Nossa intenção é fazer o resgate de toda a praia”, detalhou Riverton.

ESCOLA FLUTUANTE - Mais um assunto abordado entre Resurreição e Riverton foi a possibilidade de implantação do projeto Plataforma-Escola. A idéia é utilizar uma plataforma fixa, próxima ao píer, em Imbetiba, para a realização de cursos da indústria offshore de petróleo e gás, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, a plataforma serviria para visitação turística. “Todo mundo tem vontade de conhecer uma plataforma. Esse seria um ótimo meio”, ressaltou o prefeito.

O gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos afirmou que as possibilidades de parceria serão analisadas. “Vamos avaliar o que pode ser feito nos projetos para a Praia de Imbetiba, da plataforma-escola visando a qualificação de mão-de-obra e do projeto de moradia”, disse.

O prefeito também conversou com Resurreição sobre o projeto do arco viário do município, que visa ligar o norte ao sul de Macaé sem que o motorista use o Centro. De acordo com Riverton, o projeto visa ligar Cabiúnas a Imboassica, passando pela estrada de Santa Tereza. “Estamos preparando a cidade para as pessoas se fixarem aqui. Estamos construindo o Pólo Universitário e o Pólo Industrial e vamos construir o Pólo Tecnológico”, informou.

Resurreição considerou “muito boa” a visita no gabinete. “Vamos estreitar nosso relacionamento, manter diálogo e avaliar o que pode ser feito em parcerias em busca dos objetos da empresa e da prefeitura”, comentou. O Secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, participou do encontro.