O prefeito Welberth Rezende inaugura nesta sexta-feira (28), às 10h, no Lagomar, o prédio onde irá funcionar um novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade oferecerá programas sociais como o PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, CadÚnico e Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), entre outros.
Elencados como umas das prioridades da atual administração, os Cras são responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O Cras do Lagomar será a oitava unidade pública a concretizar o direito socioassistencial do cidadão. As outras sete estão localizadas nos bairros: Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Novo Visconde e na região serrana, no distrito de Córrego do Ouro.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso, os serviços oferecidos irão beneficiar a população residente naquele bairro, estimada em cerca de 40 mil habitantes e mais os cidadãos moradores nas localidades adjacentes.
- A partir da entrega do Cras do Lagomar, os moradores do Engenho da Praia e dos Assentamentos Celso Daniel, Oswaldo de Oliveira e Edson Nogueira, também poderão contar com programas sociais mais perto de suas casas. O Cras acabou de ser concluído e a nossa expectativa é atender milhares de famílias durante o ano. Nosso grande desafio é proporcionar melhoria e qualidade de vida, objetivando a desigualdade social. Além disso, é fundamental a humanização do atendimento e a aproximação dos serviços de direitos sociais para a população - ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso.
O novo Cras, que vai funcionar na Avenida dos Bandeirantes (antiga Avenida Três), ocupa um espaço amplo, ao lado da UPA. Uma equipe interdisciplinar, composta por coordenação, assistentes sociais e outros profissionais, irão prestar atendimentos que visam a inclusão social e o acompanhamento de crianças, jovens adultos e idosos. O atendimento deverá acontecer de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.