O prefeito Riverton Mussi (PSDB) recebeu na tarde desta quinta-feira (28), em seu gabinete, o cônsul geral do Chile, Horacio Del Valle, com uma comitiva chilena. O diplomata demonstrou interesse em estreitar os laços entre Chile e Macaé e afirmou que há possibilidade de intercâmbio cultural, comercial, tecnológico, de diversões e de investimentos entre o município e Chile.
- Existe uma situação favorável para o intercâmbio com a cidade. Gostamos muito de conhecer Macaé pelo avanço, pelos programas sociais, comércio e construções. A cidade é dinâmica e está com muitas obras – afirmou Horacio Del Valle, destacando que poderão ser firmadas parcerias na área rural e também de informática. “Cerca de 500 chilenos moram hoje em Macaé, o que já demonstra a convergência em todos os âmbitos de intercâmbio”, acrescentou Del Valle.
O prefeito ressaltou que o município pode desenvolver parcerias com o Chile. “Esse primeiro contato foi muito bom. Queremos estender essa aproximação e esperamos trazer bons frutos”, disse. Riverton explicou durante a conversa com o diplomata alguns projetos desenvolvidos no município, como a implantação futura da Escola do Trabalhador, semelhante a um programa chileno, a Universidade do Trabalhador.
- Na Escola do Trabalhador, vamos desenvolver cursos de qualificação profissional para capacitar o munícipe. Nosso objetivo é preparar o profissional para trabalhar na cidade, diminuindo assim, a necessidade de busca de profissionais de fora – detalhou Riverton, acrescentando que o projeto busca parcerias nos cursos. O prefeito também explicou à comitiva dois projetos macro do governo, o Pólo Industrial e o Pólo Universitário, que visam criar alternativas econômicas e culturais para dar sustentabilidade ao município.
Outro assunto abordado pelo prefeito foi a política habitacional, como a construção de 307 casas populares no Bosque Azul, para famílias que vivem em área de risco. “Hoje também teremos a inauguração da Escola de Informática, que vai oferecer cursos para diversas faixas etárias”, explicou.
O presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho e o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, acompanharam a comitiva no gabinete. A comitiva chilena visitou em Macaé, o Forte Marechal Hermes, a orla dos Cavaleiros, o Macaé Centro, o Hospital Público e a área industrial.