logo

Prefeito destaca projetos para a qualidade de vida da população

19/06/2021 19:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Em entrevista na 95 FM, neste sábado, o prefeito de Macaé deu grandes notícias à população

Saúde, transporte e desenvolvimento econômico foram os destaques da entrevista do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, neste sábado (19), na Rádio 95 FM, que deu grandes notícias à população. Entrevistado no programa “Estado Maravilhoso”, por Glauco Lopes, o prefeito enfatizou que o seu governo trabalha para assegurar a qualidade de vida da população e a geração de empregos é o foco da sua gestão porque garante dignidade às pessoas e tem sido um desafio neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19).

Porto, Assaí e Dom Atacadista são os principais projetos já aprovados em pouco mais de cinco meses do novo governo municipal e com obras já em andamento no município. Além dessas, o prefeito anunciou na entrevista na rádio que a Havan e um hospital da Rede D`OR estudam a instalação em Macaé. Welberth destacou o início das sondagens para a construção do projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) que recebeu da prefeitura, no último dia 15, a certidão de consulta prévia deferida pela Comissão Especial de Uso e Ocupação do Solo da Coordenadoria Especial de Posturas da Secretaria Municipal de Fazenda, autorizando o início da obra.

O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna e o adjunto José Vasconcelos de Luna Júnior, e o de Comunicação, Romulo Campos. No momento da entrevista, que durou uma hora, das 11h20 às 12h20, o secretário Vianna informou que a primeira plataforma geotécnica que fará o início da sondagem do solo marinho para a construção do Tepor estava se deslocando pelo Rio Macaé para dar início aos trabalhos do empreendimento.

“Esta semana foi de muitas vitórias para Macaé. Tepor é um processo longo, é um projeto da cidade que está começando a ser construído, com todos trabalhando juntos, a sociedade, empresários e políticos. A licença prévia avançou e chegou o momento do início dos trabalhos, que é a sondagem do solo marinho. Esse trabalho leva de 4 meses a um ano, segundo explicaram os engenheiros e geólogos da empresa, e envolve, ainda, o trabalho de mergulhadores. É um projeto grande que vai acontecer com ótimas perspectivas para a cidade. O investimento inicial é de 10 milhões da iniciativa privada que vai gerar muitos empregos na cidade”, enfatizou o prefeito.

Neste processo forte de desenvolvimento econômico da Macaé do futuro, Welberth disse que a prefeitura tem sido facilitadora para trazer novos parceiros para o município. “Na nossa parte em relação à prefeitura está tudo certo. Entendemos as necessidades e as licenças foram entregues. O porto ficará a seis quilômetros de distância para dentro do mar, na altura da Ilha de Santana, e dependerá de outros investimentos, como construção de estradas”, disse.

Macaé será a cidade da energia
A contribuição da prefeitura nestes projetos de investimentos econômicos está levando Macaé para ser “a cidade da energia”. “Estamos trabalhando muito na questão das termelétricas. Conversamos com o presidente da BR e o ministro de Minas e Energia porque estes investimentos estão conectados. Macaé será a Rota 5 do pré-sal e escoará a produção da Bacia de Santos, e estamos no Promar (Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos).

Com o Tepor serão processados 72 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em Macaé, ampliando a oferta dessa grande fonte de energia, por isto a importância das termelétricas que estão se instalando na cidade. “Macaé vai participar de dois leilões em julho e setembro e a previsão é que a cidade tem chance de ganhar. O Tepor vai filtrar esse gás e enviar às termas. Está tudo interligado. Teremos também a nafta, matéria prima que vem com o gás e é usada em indústrias de fabricação de plástico e outras. Macaé está crescendo muito”, afirmou o prefeito.

Saúde: Macaé aplicou 86.029 doses da vacina contra a Covid-19
Outro destaque na entrevista foi a saúde. Somando a primeira e a segunda doses, a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 86.029 doses. “Temos trabalhado muito na questão da pandemia e conseguimos avançar bastante. Dados da Coope/ UFRJ mostram que Macaé está entre as primeiras no estado no combate ao coronavírus e a Secretaria Estadual de Saúde informa que Macaé está entre as três primeiras cidades no melhor desempenho de combate da Covid. A pandemia continua, precisamos continuar com todas as ações de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, embora os números sejam mais positivos”, afirmou Welberth Rezende.

O prefeito continuou mostrando os frutos do trabalho diante da pandemia. “Liberamos maior número de leitos de CTI para fazer cirurgias eletivas (eram 82 só para a Covid, hoje, são 59). Inauguramos o Centro Cirúrgico do Hospital de Trapiche. Quando assumimos, o município tinha um centro de triagem da doença. Abrimos mais um na serra, um no antigo Fórum e um na Upa. Já fechamos estes e temos hoje somente o CTC Jorge Caldas porque estamos chegando à bandeira verde e a taxa de ocupação de enfermaria também está caindo em torno de 30%. Chegamos a ter 100%. Não é minimizar a doença, mas são números bem positivos porque avançamos no tratamento e combate à Covid”, disse o prefeito.

Ele informou que a Secretaria de Saúde solicitou, na sexta-feira (18), o envio ao município de novas doses de vacina para voltar a realizar a vacinação normal.

Transporte: 40 novos ônibus circulam na cidade
Welberth disse que a questão do transporte também é prioridade no seu governo. Quando ele assumiu, o contrato com a SIT já estava em vigor com prazo de vigência até 2025. No entanto, para melhor atender a população que depende do transporte coletivo o prefeito solicitou à SIT que renove e amplie a sua frota. “Hoje temos mais 40 ônibus atendendo a população. A prefeitura também já abriu novo processo licitatório para resolver a questão do transporte público em Macaé e faremos audiência pública para ouvir as pessoas”, explicou.

O prefeito concluiu dizendo que, quem tiver sugestão ou críticas a fazer a sua gestão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo canal direto 162 ou aqui pelo Portal da Prefeitura.