O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, participa na manhã desta sexta-feira da terceira reunião do Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável para o município, na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, em Imbetiba. O grupo que compõe o Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável para o município de Macaé vai estar acompanhando e deflagrando as ações decididas na reunião do dia 21 de setembro.
Além do prefeito, participam da reunião a vereadora Marilena Garcia; o deputado Federal Jorge Bittar, o assessor especial do Ministério da Justiça, Zaqueu da Silva Teixeira, o coordenador de relações institucionais do Pronasci, Vicente Trevas. Também estarão representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro (secretaria estadual de obras, secretaria estadual de desenvolvimento econômico e superintendência estadual de rios e lagoas) e os secretários municipais de Macaé Guto Garcia, Jorge Aziz, Juvêncio Claro Papes e Romulo Campos.
De acordo com a ata da última reunião, a Petrobras ficou de analisar a proposta apresentada pela Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia para ampliação da rede de fibra ótica no município de Macaé, orçada em R$ 3,5 milhões. Também ficou decidido o encaminhamento da proposta de convênio entre a Prefeitura, o governo do Estado e a Petrobras, para ações de segurança pública.
Ficou estabelecido um agendamento de uma reunião com o Ministro para reavaliação do projeto para o Complexo Nova Holanda - Nova Macaé no PAC, programa do governo Federal; bem como a elaboração de um dossiê em conjunto com o governo do Estado prevendo a hierarquização das ações e orçamentos para reunião com o Ministro.
A ata diz também que a Petrobras avaliaria o projeto elaborado pela vereadora Marilena Garcia para cursos não relacionados exclusivamente com a cadeia de petróleo.
A elaboração de um planejamento estratégico regional, através de um convênio a ser firmado entre a Petrobras e o governo do Estado do Rio de Janeiro e o envio de documento pelo consórcio intermunicipal solicitando apoio da Petrobras na duplicação da rodovia RJ-106 também foram decisões da última reunião do Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável para o município de Macaé.
A primeira reunião do Plano foi realizada no dia 13 de julho na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, em Imbetiba, com os representantes dos três poderes. Na ocasião, quatro comissões foram criadas para elaborar um estudo com toda necessidade para execução do plano de ações de desenvolvimento sustentável.