logo

Prefeito discute políticas públicas de assistência social

15/05/2006 19:28:42 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participou nesta segunda-feira (15) das atividades em comemoração ao Dia do Assistente Social, promovido pela prefeitura no Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro). Durante o encerramento do evento, o prefeito destacou a importância do trabalho dos assistentes sociais nos diversos programas do governo municipal e comentou o trabalho que a estrutura governamental da prefeitura realiza para as famílias carentes.

- Em julho, vamos inaugurar 300 casas populares para as famílias que vivem em áreas de risco do município. O objetivo é que até o final do nosso mandato, 2,5 mil unidades habitacionais populares sejam entregues – destacou o prefeito, acrescentando que o governo adquiriu uma fábrica de tijolos ecológicos voltada para a ampliação das ações de habitação popular.

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Assistência Social, Fundação de Ação Social de Macaé, Núcleo de Assistência Social e Secretaria de Saúde, reuniu assistentes sociais dos projetos de todo o governo e contou com palestras, debates e atividades durante todo o dia.

As obras do bairro Lagomar – orçadas na primeira fase em R$ 29,5 milhões – também foram citadas pelo prefeito como importantes para elevar a qualidade de vida daqueles moradores. As obras incluem serviços de drenagem, esgotamento sanitário, rede de águas pluviais, construção de elevatórias, de Estação de Tratamento de Esgoto, pavimentação asfáltica nas ruas principais e pavimentação com paralelepípedos nas demais ruas, entre outras.

O projeto Bairro Feliz – que inclui infra-estrutura urbana e melhoria das moradias - foi outro citado por Riverton voltado para a população mais carente do município. O primeiro bairro que recebe o projeto é o Fronteira, mas as melhorias serão estendidas também para o Novo Botafogo, Morro Lazaredo, Morro de São Jorge, Águas Maravilhas, Piracema, entre outros. Obras como rede de água pluvial, rede de esgoto, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, além de outras intervenções urbanas estão previstas.

O prefeito ainda elogiou o trabalho realizado pelas assistentes sociais do município e destacou a importância desta categoria na sociedade. “O serviço social é tão importante que está presente em todas as áreas da administração pública”, destacou. As assistentes sociais comentaram que no ano passado, Riverton disse que seriam contratadas assistentes concursadas para a estrutura administrativa, e isto foi feito.

O presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, comentou que o município está intensificando as ações voltadas para a assistência social, inclusive com suporte para as entidades relacionadas ao setor. “Existe uma integração positiva entre as secretarias que trabalham com o lado social visando o entrosamento de ações”, disse.

O secretário de Assistência Social, Waldeci Brandão, observou que o evento foi voltado para a valorização profissional, a introdução de novas políticas públicas do setor, discussão para a implantação do Sistema Único de Assistência Social, entre outras questões. “Hoje, a data é comemorativa em todo o país e promovemos este encontro para discutir novas ações de assistência social”, ressaltou.

Participaram do evento as diversas lideranças do setor em Macaé como as presidentes do Núcleo de Assistência Social, Alcyra Fonseca e do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Tolipan, entre outras representantes de entidades.