Foto: Flávio Sardou
Prefeitura estimula fortalecimento da agricultura familiar para uso de produtos em merenda escolar
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, se reuniu nesta quarta-feira (29) com agricultores do município para viabilizar melhorias para o setor. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença dos vereadores Jocimar Gomes de Oliveira (Boca) e Amaro Luiz, além dos secretários de Agroeconomia, Marcelus de Souza Siqueira, Interior, Paulo Paes Filho, Limpeza Pública e Manutenção, Célio Chapeta, Ambiente, Gerson Martins, além da subsecretária de Saúde, Sônia Mussi.
Entre as ações que serão implementadas a curto prazo estão o retorno da Patrulha Agrícola; ida da sede da secretaria para Córrego D'Ouro; médico de família quinzenal no Assentamento Prefeito Celso Daniel e no Projeto Desenvolvimento Sustentável Oswaldo de Oliveira (Córrego do Ouro) e melhoria na distribuição da merenda escolar, beneficiando a Agricultura Familiar do município.
- A prefeitura tem pressa e o município não pode ficar mais esperando. Já resolvemos a questão do atendimento médico a cada 15 dias nesses locais. Também vamos voltar com o projeto da patrulha mecanizada para atender os agricultores na lavoura que fornece vários itens para a merenda escolar. A ida da parte operacional da secretaria de Agroeconomia para a serra vai melhorar o atendimento para os agricultores em muitas ações - explicou Dr. Aluízio.
O presidente e fiscal da Cooperativa da Agricultura Familiar de Macaé (Coopmac), Marco Antônio Souza, afirmou que viu muito boa vontade por parte do prefeito em resolver as questões do setor.
- Estamos começando a construir um novo atendimento para o setor. Para trabalharmos o solo precisamos do maquinário e do apoio dos técnicos para estarmos prontos para entregar para a merenda escolar. Com o empenho do prefeito e da secretaria chegaremos no objetivo final - informou Marco Antônio Souza.
A reunião contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Projeto Desenvolvimento Sustentável Oswaldo de Oliveira, Cooperativa da Agricultura Familiar de Macaé (Coopmac), Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf), Associação dos Produtores Rurais da Bacia do Rio São Pedro, Associação de Moradores e Produtores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação do Assentamento Bendizia.
Para o secretário de Agroeconomia, as principais questões do setor estão sendo bem encaminhadas. "Vamos retornar com a Patrulha Agrícola que auxilia os agricultores com maquinário e os técnicos da secretaria para viabilizar e melhorar a produção. Outra questão importante é a distribuição da merenda escolar, onde vamos disponibilizar mais um veículo para a distribuição nas escolas. Hoje, os agricultores atendem 42 escolas e o objetivo é chegar a 70, ampliando o atendimento da rede municipal", explicou Marcelus de Souza Siqueira.
Recentemente, a secretaria de Agroeconomia adquiriu três micro tratores com o objetivo principal de atender os produtores rurais da região serrana. O maquinário foi comprado com recursos próprios da prefeitura e para utilizá-lo, o produtor deverá agendar antecipadamente para que os técnicos possam ir até o local para avaliar qual o trabalho a ser realizado.
Fortalecer a agricultura familiar é uma das prioridades da gestão municipal.
De junho a dezembro de 2014, os 52 produtores de Macaé forneceram cerca de 100 mil quilos de alimentos para a merenda escolar da rede de ensino, que serve, em média, 40 mil refeições diárias. Para os alunos, chegam alface, aipim, banana, inhame, batata doce, tomate, salsa, cebolinha, abóbora, ovos, quiabo e iogurte.
A rede municipal de ensino segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do governo federal, na compra de produtos da agricultura familiar. Macaé segue o Programa Nacional de Alimentação Escolar.