Nesta sexta-feira (05), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, participou de reunião com a comunidade do Sana para discutir melhorias na segurança do sexto distrito. O delegado da Polícia Federal, Eduardo Fontes, o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, coronel Paulo Rubens Xavier do Carmo, o presidente da Guarda Municipal de Macaé, Nilson Matoso França e o coronel Aracati, da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) participaram do encontro com os moradores. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares dirigiu a reunião.
Os incidentes (aumento no número de visitantes, brigas, poluição sonora e uso indiscriminado de drogas) ocorridos durante a Semana Santa, levaram a comunidade a pedir mais segurança para o Sana. Ao ser informado do que tinha acontecido durante o feriado prolongado, o prefeito de Macaé solicitou uma reunião com os moradores e representantes de órgãos de segurança para discutir o problema.
- A prefeitura está aguardando autorização do Comando da Polícia Militar para construir o DPO. Faremos o melhor possível para manter todo efetivo das forças policiais presente aqui. Queremos acertar para manter esse santuário que é o Sana, destacou Riverton Mussi, acrescentando que a secretaria Municipal de Trabalho e Renda também vai viabilizar cursos de capacitação para os jovens do distrito.
O delegado da Polícia Federal lembrou que vários moradores solicitaram a presença policial depois do ocorrido na Semana Santa.
- Colocaremos quantos homens forem necessários para não ocorrem mais fatos como esse, destacou Eduardo Fontes.
Já o coronel da Polícia Militar anunciou que vai convidar o comandante do Batalhão Florestal para participar de uma reunião com os moradores do Sana.
- Temos uma relação cordial com a prefeitura de Macaé. Em relação a utilização de um trailer para funcionar como DPO antes da construção de um definitivo, temos que estudar a aplicabilidade a nível de policiamento, disse o coronel Paulo Rubens.
Em relação ao turismo, o prefeito pediu que a comunidade aceitasse o desafio, de elaborar num tempo curto, um Plano Diretor de Turismo para o Sana. “Juntamente com a equipe da Coordenadoria do Plano Diretor de Macaé (Cogeplad), a comunidade do Sana poderá montar um plano para direcionar o turismo na localidade”, disse Riverton Mussi. Durante o encontro, o prefeito anunciou outras obras para o distrito: a inauguração do Macaé Facilita em julho, a construção da nova Escola Municipal do Sana, calçamento em três ruas, entre outras.