Foto: Bruno Campos
Dr. Aluízio continua nas ruas, nesta quarta-feira (4), visitando os bairros mais afetados pelas chuvas
Os moradores da localidade da Buraca, no Morro de São Jorge, também recebem atenção especial do prefeito Dr. Aluízio e da equipe técnica da Defesa Civil. Muitas residências foram invadidas pelas águas das fortes chuvas da madrugada de segunda-feira (2), que chegou ao nível de um metro e meio. A Defesa Civil fez o cadastro das famílias para recebimento de donativos da sociedade. Nessa área, uma casa foi destruída e outra interditada. Essas famílias estão alojadas na casa de vizinhos e parentes. O prefeito continua nas ruas, nesta quarta-feira (4), visitando os bairros mais afetados pelas chuvas.
A Defesa Civil está recolhendo donativos em um ponto de coleta na Praça Washington Luiz. A solicitação da prefeitura é de doações de colchões, roupas e material de limpeza e higiene pessoal. Também equipes das secretarias de Limpeza Pública e de Manutenção trabalham no local e em outros pontos da cidade, limpando as ruas e realizando operação tapa buraco.
- Fazemos também um apelo à população de não deixar areia e pedras britas nas calçadas, porque, em caso de chuvas, esse material entope bueiros, bocas de lobo, canaletas e manilhas, diz Dr. Aluízio.
O prefeito também esteve nos bairros Botafogo e Novo Botafogo, na noite de terça-feira (3), onde o canal que corta essas localidades transbordou, alagando as ruas e deixando famílias ilhadas durante a enchente. Por isso, a Defesa Civil montou, nesta quarta-feira, um Posto Avançado que conta com um bote para atender à população dessas áreas.
No posto vão atuar médico, enfermeiro e assistente social. A população será ainda orientada sobre os riscos acarretados por alagamentos. A preocupação dos profissionais de saúde é com doenças provenientes de roedores e animais peçonhentos, assim como com a possibilidade de acidentes como quedas e afogamentos de crianças. Já nos morros, o perigo são os desmoronamentos.