O prefeito Riverton Mussi (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (4) com a empresária e procuradora do prefeito do município de Yingkou, na província de Liaoning, na China, Duan Yun A, para dar andamento ao protocolo de intenções assinado entre as duas cidades que tem como objetivo a implantação de parcerias em áreas econômicas, esportivas e culturais. Um dos assuntos tratados foi a possibilidade de intercâmbio de jovens de Macaé para a China e vice-versa para a prática de futebol.
- Estamos estreitando o relacionamento com a China com o objetivo de trazer investimentos para Macaé e dar oportunidade aos jovens de fazer intercâmbio no país asiático na área de futebol e também de receber jovens chineses no município. Além disso, temos projetos na área de cultura e de economia – destacou o prefeito, que entregou a flâmula do Macaé Esporte e a camisa oficial do time para a empresária.
As áreas de infra-estrutura, energia, saneamento básico, agricultura, pesca, habitação, tecnologia, turismo, esporte, lazer e cultura estão sendo discutidas entre Macaé e Liaoning dentro do protocolo de intenções. Durante o encontro no Restaurante Lucca, no Cavaleiros, em que participaram cinco secretários, o prefeito destacou para a empresária as potencialidades de Macaé para receber novos investimentos internacionais.
Duan Yun A - considerada pelo mercado internacional uma das maiores empresárias do país asiático, além de ser presidente do Conselho de Empresárias Chinesas - obteve mais informações socioeconômicas sobre o município e disse que gostou de Macaé.
- Já me encontrei com o prefeito por três vezes, mas esta é a primeira vez que venho ao município. Nossa intenção é fazer acordos de cooperação entre as cidades e um dos setores que pretendemos trabalhar é a área esportiva, com ênfase no futebol e tênis de mesa. Vou apresentar Macaé para as câmaras de comércio da China e estimular a parceria comercial entre as cidades – destacou Duan Yun A.
Empresária destaca aproximação comercial
A chinesa elogiou Macaé, a recepção na cidade e enfatizou a importância da aproximação econômica de Macaé com China. O prefeito apresentou à empresária o Estádio Cláudio Moacir e o Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt e ela aprovou as instalações.
“A possibilidade de fazer negócios com Macaé é grande, a nossa vinda ao município mostra isso”, ressaltou a empresária. Riverton Mussi lembrou que o município vai iniciar a construção de um estádio de futebol com capacidade para 20 mil pessoas, o que vai movimentar o futebol no município. A empresária estava acompanhada do intérprete Gilson Rosa, que explicou a vocação econômica de Shenyang, a capital de Liaoning, como industrial.
O secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, destacou que a estratégia de aproximação de Macaé com a China e outros países em evidência no mercado econômico é importante para diversas áreas do setor empresarial, como de energia. “O relacionamento com a província de Liaoning fica mais aquecido com a vinda da empresária a Macaé, estamos abrindo uma discussão para o setor de combustível alternativo e buscando outras oportunidades”, pontuou.
Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, ressaltou que Macaé e China passam por um momento de crescimento e o município, por ser a capital nacional do petróleo e líder em exploração do óleo em águas profundas, pode contribuir no desenvolvimento da indústria offshore do petróleo na China. “A maior parte do petróleo na China é onshore e agora eles estão buscando a exploração offshore. Macaé, referência em tecnologia, pode contribuir”, disse Jordan, acrescentando que está em andamento a formatação de um convênio entre prefeitura de Macaé e a Universidade de Beijin, da China, fruto da missão à China feita por secretários e pelo prefeito em maio.
Para o secretário de Comunicação, Romulo Campos, a visita de Duan Yun A sinaliza parcerias próximas. “A presença da empresária hoje em Macaé é uma retribuição a uma ação governamental que culminou na ida do prefeito à China na tentativa de trazer investimentos para Macaé e prosperar parcerias”, lembrou.
O presidente da Fundação de Esporte de Macaé, Alex Moraes, o secretário de Esporte e Lazer, Teodomiro Bittencourt, o Mirinho e o sub da pasta, Walter Bittencourt, foram unânimes em destacar a importância para Macaé de fazer parcerias com desdobramentos na área de esporte, com outros países. “Esta é uma oportunidade de ampliar a atuação do esporte. Vamos dar andamento nas negociações do intercâmbio com o futebol”, comentou Alex. Eles detalharam os investimentos no esporte realizados em Macaé. “Vamos trabalhar por mais parcerias, como esta com a China”, ratificou Walter Bittencourt. A chefe de gabinete, Elma Mussi e o assessor especial Fernando Aguilera, também participaram do encontro empresarial.