O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão e o presidente da Cedae, Wagner Victer, formalizam nesta terça-feira (19), às 16 horas, na Rodovia do Petróleo (RJ-168, em frente ao Fórum), o início das obras de duplicação da adutora de água de Macaé. O projeto é uma parceria da prefeitura com a Nova Cedae e vai atender a 25 mil habitantes que não contavam com a rede da Cedae, melhorando a qualidade do abastecimento de outros cem mil habitantes.
Com o investimento de R$ 15 milhões, a oferta de água distribuída no município vai aumentar em 33%, ampliando o abastecimento na região em mais 13 milhões de litros de água por dia. A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna.
Na parceria, a prefeitura dará todo apoio à Cedae cedendo equipamentos de apoio e mão-de-obra. Com a duplicação da adutora, a vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo.
O aumento do abastecimento de água vai beneficiar, logo no início, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de Baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Barreto da Praia, Engenho da Praia e Lagomar. Em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros serão atendidos.