logo

Prefeito e governador inauguram UPA nesta terça-feira

19/04/2010 16:33:54 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

União entre os governos municipal e estadual consolida três projetos voltados para o desenvolvimento de Macaé

A véspera do feriado de Tiradentes será de comemoração em Macaé. O relacionamento administrativo entre o prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral (ambos PMDB) consolidam três projetos para o município nesta terça-feira (20): as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, a Delegacia da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e a entrega de equipamentos do Programa Estradas da Produção, ao Escritório Regional da Emater.

A solenidade com a presença do governador será realizada na UPA da Barra, na Rodovia Amaral Peixoto, em frente ao Batalhão de Polícia Militar, às 8 horas.

- O governador Sérgio Cabral tem sido um grande parceiro de Macaé desde que assumiu a chefia do Executivo estadual. Inauguramos a Delegacia Legal, está em andamento a pavimentação asfáltica das estradas da Serra, estamos preparando a Unidade de Emergências Pediátricas para inauguração, na área cedida pelo estado e temos certeza que outras parcerias virão – comentou o prefeito.

O secretário de Governo, André Braga, pontuou a importância da união entre os poderes executivo municipal e estadual na realização de projetos nas áreas de infraestrutura urbana, saúde, segurança e logística. “Estamos conversando outras parcerias, como a duplicação da RJ-106, importante para o cenário econômico de Macaé e do Estado do Rio”, citou, lembrando que convênio assinado entre Riverton Mussi e Sérgio Cabral garante à prefeitura de Macaé a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte. A medida facilita também a instalação de empresas na cidade e na região, desburocratizando o processo.

De acordo com o prefeito, A UPA será de emergência, terá serviços de raio-x, eletrocardiograma, ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados e possui cinco consultórios médicos, um consultório dentário, farmácia, laboratório, sala de medicação, higienização, raios-X, área de esterilização, entre outras.

- A UPA é fruto da parceria da prefeitura com os governos estadual e federal, está localizada estrategicamente em uma área que reúne grande volume de moradores e vai funcionar 24 horas, garantindo à população atendimento médico e pediátrico, dentistas e outros profissionais de saúde - disse.

Macaé se candidatou para abrigar uma UPA porque garante toda a estrutura para sustentar a unidade, como o HPM, para onde serão levados grandes traumas e acidentados.

Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana. No local, os pacientes poderão fazer consultas e exames. No térreo, funcionará o atendimento aos pacientes e no segundo andar será o setor administrativo. A área de atendimento contará com 15 leitos, sendo três pediátricos, quatro masculinos e quatro femininos, dois isolamentos e dois de observação. Toda a estrutura está equipada para abrigar portadores de necessidades especiais.

Já a Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro funcionará no prédio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa, 270, Centro. A unidade de Macaé será a primeira do estado a ter o Portal do Registro de Informações (Regin) funcionando integrado no mesmo local.

De acordo com o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, que acompanhou o processo de instalação da Jucerja, a Delegacia Regional vai facilitar a abertura de empresas. “A modernização em serviços que fomentam a economia local está cada vez mais evidente em Macaé, ampliando as oportunidades para quem quer investir ou ampliar seus negócios”, avaliou.