logo

Prefeito e secretário debatem avanços da Saúde em Macaé

15/07/2015 15:07:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

Prefeito: 'Cada servidor da secretaria é fundamental para o sucesso de toda a rede'

Às vésperas de entregar mais uma grande conquista para Macaé, o prefeito Dr. Aluízio e o secretário de Saúde, Pedro Reis se reuniram na manhã desta quarta-feira (15), com toda a equipe de coordenadores da Saúde Pública do município. No encontro, que aconteceu no gabinete do secretário, foram discutidos alguns avanços da área, como a inauguração do HPM e a construção do Centro Municipal de Diagnósticos por Imagens.

Também resolvidas algumas demandas da área. A estratégia de reforçar o atendimento da atenção básica do município diminuindo o tempo de espera por exames e procedimentos foi uma das tônicas do encontro.

“A Saúde de Macaé está chegando ao padrão de excelência que tantos almejamos. A construção do anexo do HPM de certo é uma grande conquista para a cidade, porém nem só de hospital sobrevive o sistema. Cada posto de saúde, cada unidade de atendimento e, sobretudo, cada servidor da secretaria é fundamental para o sucesso de toda a rede”, disse o prefeito.

Dr. Aluízio parabenizou a equipe pelos excelentes resultados obtidos no relatório quadrimestral, que mede a produtividade de toda a rede. De acordo com o documento, a cidade registrou nos primeiros meses de 2015 um aumento de 10,8% na quantidade de cirurgias realizadas na rede pública, passando de 650, nos primeiros meses de 2014, para 720 este ano. Também houve aumento na quantidade de exames realizados por imagem (raio x, ultrassom e tomografia computadorizada) e nos procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital da Serra.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Reis, os dados são resultados da política de descentralização do atendimento médico, com abertura e estruturação de várias unidades de saúde.

Centro de Imagens — Na ocasião, foram debatidos também os últimos detalhes para a instalação do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagens. O centro realizará exames de média e alta complexidade, como Ultrassonografia, Colonoscopia e Tomografia Computadorizada. O objetivo é desafogar as demandas por exames e ainda economizar recursos dos cofres públicos, uma vez que diversos procedimentos realizados em clínicas terceirizadas passarão a ser fornecidos no próprio HPM.

“Com a transferência do setor de pronto-atendimento para o anexo, vamos usar a ala antiga para a realização destes exames. Além de agilizar os diagnósticos, vamos também economizar recursos públicos já que passaremos a realizar exames que antes eram executados em clínicas terceirizadas”, comentou o secretário de Saúde. Além dos diagnósticos de emergência (que já são realizados na unidade), o Centro também atenderá consultas eletivas, reforçando o atendimento da atenção básica. Para viabilizar a compra de equipamentos para o setor, o Fundo Municipal de Saúde disporá de um orçamento de R$ 5 milhões, advindos do Ministério da Saúde.