O prefeito em exercício de Macaé, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, visitou na tarde desta quarta-feira (21) o Hospital da Barra, que funcionará com o programa de Planejamento Familiar. Também acompanharam a visita técnica o secretário de Saúde, Luiz da Penha, o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior e o diretor técnico da HPM, Luiz Porto, além da equipe técnica.
Segundo Carlão, o objetivo da visita foi acompanhar de perto todo trabalho de reforma, adaptação e acréscimo da instituição, para viabilizar o mais rápido possível à conclusão das mesmas. “O funcionamento deste hospital não significa apenas uma promessa de campanha, mas realização pessoal. Significa também mais uma forma de distribuição dos royalties para toda população macaense que irá utilizar os serviços oferecidos”, falou.
Carlão acrescenta que o Hospital da Barra contará com uma equipe multidisciplinar que atenderá a família e indicará o qual o melhor programa irá atendê-la. “Pretendemos realizar uma média de 200 cirurgias por mês, com serviços de laqueadura tubária, vasectomia, além de cirurgias ginecológicas de média complexidade”, garantiu.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou que planejamento familiar é a palavra de ordem hoje no país, e a inauguração do Hospital da Barra vem complementar as ações da secretaria de Saúde e atender os anseios da população. “Os macaenses poderão contar com um hospital ponta, onde terá as técnicas mais modernas de diagnóstico e tratamento”, revelou.
O presidente do FMHM, Aluízio dos Santos Júnior, falou ainda das melhorias feitas na estrutura física do hospital, que proporcionará um atendimento de qualidade a população. “Como mais esta instituição hospitalar com atendimento especifico para o planejamento familiar, é uma prova que a saúde em Macaé avança a cada dia”, definiu.
A obra orçada em R$ 1.494, 505,88 está na fase de revestimento de fachada, cobertura do telhado, construção do muro lateral e de novas salas. A próxima fase será a instalação elétrica. O Hospital da Barra possui 1.600 metros quadrados de área construída, centro cirúrgico com três salas, 24 leitos, ambulatório especializado, salas para pequenas cirurgias e setor administrativo.