Prefeito entrega Anteprojeto do Plano Diretor à Câmara Municipal

27/09/2006 15:35:38 - Jornalista: Catarina Brust

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, entregou oficialmente nesta terça-feira (26), o Anteprojeto do Plano Diretor à Câmara Municipal. Diante de uma platéia lotada, o prefeito ressaltou a importância da nova Lei que vai direcionar o crescimento da cidade e que contou efetivamente com a participação popular para sua elaboração. O exemplar foi entregue ao presidente do Legislativo, o vereador Eduardo Cardoso. Outras cópias foram entregues aos vereadores pelo coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet.

- O Anteprojeto do Plano Diretor traduz o queremos para os próximos anos para o município e para as futuras gerações que poderão utilizar essa cartilha. Sabemos que o Plano Diretor poderá alterar a vida de algumas pessoas, ocasionar mudanças, que com certeza serão para a melhoria da qualidade de vida da população. O Plano Diretor foi elaborado através de estudos e por técnicos que vivem na cidade de Macaé, pela população, Associações de Moradores, segmentos da sociedade, que participaram das oficinas, Câmaras Temáticas, e outros, explicou o prefeito.

O Anteprojeto foi entregue em seguida, para o presidente da Câmara Municipal. O vereador Paulo Antunes parabenizou a equipe da Coordenadoria Geral do Plano Diretor pela maneira brilhante que conduziu o processo.

- Esse Anteprojeto do Plano Diretor irá favorecer o município de Macaé por muitos anos e reger o destino do município. Agradecemos a presença do prefeito que tem comparecido e participado diretamente das atividades na Câmara Municipal, declarou o vereador.

Já o vereador Luiz Fernando lembrou que se houver necessidade de alguma mudança, esta será feita.

- Essa Casa colabora com o Executivo, auxiliando o governo com suas grandes ações. Este é o momento do Legislativo analisar e fazer as emendas necessárias ao Anteprojeto, disse o vereador.

O presidente da Câmara Municipal, ressaltou que a cidade de Macaé tem um crescimento que diferenciado.

- Temos um prefeito jovem, popular e combativo que nunca se afastou da população, nas dificuldades e catástrofes, sempre presente nos bairros. Esse Plano Diretor teve realmente a participação da população na sua elaboração, que pôde discutir o será importante para sua própria vida, disse Eduardo Cardoso.

O coordenador do Plano Diretor agradeceu a confiança que o prefeito lhe conferiu ao lhe confiar essa tarefa.

- Essa caminhada não era fácil e nem simples como muitos até achavam. Macaé é uma cidade diferente, que tem feito aflorar várias necessidades e demandas. Essa é a segunda oportunidade que temos para estar presente nesta casa. Da primeira vez viemos apresentar a metodologia de elaboração e o processo coletivo de construção do Plano Diretor que pôde ser concretizado dessa forma. Nos dedicamos a analisar diretamente os problemas do município com nossa equipe, população, vereadores, assessores, discutimos questões estruturantes dessa cidade. É um documento bastante volumoso que contém toda uma orientação atual para Macaé, disse Hermeto Didonet, acrescentando as pessoas trouxeram para dentro do documento suas expectativas para melhorar a qualidade de vida.

Didonet lembrou aos vereadores que eles terão a oportunidade de fazer a leitura desse documento e que evitassem suprimir o que é essencial para a cidade de Macaé.

- Esse documento terá reflexos para os próximos 50 anos. Isso é muito sério e o Anteprojeto precisa ser lido com muita atenção, disse o coordenador aos vereadores.