Foto: Moisés Bruno
Fomentar o turismo de lazer ordenado marítimo foi um dos assuntos abordados
O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta terça-feira (23) com o comandante da Capitania dos Portos de Macaé da Marinha do Brasil, capitão de fragata Luis Olavo Athayde Zuniga, na sede da Capitania dos Portos. Entre os assuntos, a possibilidade de fomentar o turismo no Arquipélago de Sant'Anna e a construção de um píer na Praia de Imbetiba em um cenário pós pandemia.
- Agradecemos a recepção da Capitania de Portos, foi muito importante conversar com o comandante Athayde, que nos forneceu todas as orientações sobre como conseguir o que viemos buscar. O primeiro ponto que tratamos foi a possibilidade de turismo na Ilha de Sant'Anna, onde funciona o farol. Entendemos qual o caminho a ser seguido para tentarmos de forma sustentável levar um turismo consciente, não só para a Ilha do Francês, mas também para a Ilha de Sant'Anna - destacou o prefeito.
Hoje, a única ilha que pode ser visitada no Arquipélago é a do Francês. O prefeito lembrou que o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro está em fase de elaboração na Secretaria de Turismo e visará, em Macaé, implementar e orientar a utilização dos recursos naturais da zona costeira do município.
Os secretários de Turismo, Fernando Amorim, e de Comunicação, Romulo Campos, acompanharam a reunião. "O Plano vai abranger desde a Lagoa de Imboassica até a Ilha do Francês, por exemplo, com todas as informações sobre o que pode ser feito e não pode ser feito e, assim, virar lei e o plano de manejo e ordenamento ser colocado em prática", comentou Fernando Amorim.
O comandante da Capitania dos Portos de Macaé da Marinha do Brasil, capitão de fragata Luis Olavo Athayde Zuniga, afirmou que uma das atribuições da Marinha é contribuir para o desenvolvimento nacional. "Fizemos uma reunião pautada na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica por parte das embarcações. Conversamos sobre turismo local, possível construção de um píer ou cais que venha desenvolver a área turística. Agradeço a visita do prefeito e a Capitania dos Portos está de portas abertas para receber não só a prefeitura como outros órgãos que venham contribuir para o desenvolvimento da região", ressaltou.