logo

Prefeito faz visita técnica de inspeção à Cidade Universitária

06/07/2007 15:48:07 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Faltam apenas cinco dias para a população receber de presente da administração municipal a Cidade Universitária que será inaugurada no dia 11 de julho, às 14h30, pelo prefeito Riverton Mussi. Para conferir os detalhes e verificar se tudo está pronto, o prefeito fez, nesta sexta-feira (06), uma visita técnica de inspeção ao local, acompanhado pelos secretários especiais Rômulo Campos (Comunicação Social) e Jorge Aziz (Desenvolvimento Local) e pelo assessor especial Gilso Machado.

Na ocasião, Riverton Mussi colocou que a Cidade Universitária é um projeto audacioso para dar oportunidade a todo macaense de se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, fazendo cursos superiores ou técnicos de qualidade dentro do próprio município.

A Cidade Universitária começa a funcionar, a partir de agosto, e serão entregues à população o primeiro bloco da obra, composto de 30 salas de aula e um centro administrativo com biblioteca, laboratórios, refeitórios, estacionamento e outras dependências.

O governador do Estado, Sérgio Cabral, já confirmou presença à inauguração, assim como outras autoridades da cidade e da região. O reitor da UFRJ também estará presente, acompanhado por 45 professores da Universidade. Na cerimônia, será assinado um protocolo de convênios com a UFRJ, que trará para Macaé, já a partir de 2008, os cursos de Química e Farmácia e Biologia, o que vai proporcionar ao macaense a oportunidade de participar de vestibular público de qualidade.

O prefeito Riverton Mussi disse que, além da UFRJ, o município renovou convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), para garantir a continuidade dos cursos de Ciências Contábeis e Administração e também vai buscar o retorno do curso de Direito da UFF em Macaé.

Na visita técnica de inspeção, Riverton Mussi destacou os investimentos que a administração tem feito na área educacional, dizendo que foi desapropriada uma área, com 200 mil metros quadrados, na Fazenda Vitória, no distrito de Córrego do Ouro, na região serrana do município para funcionar, a partir de 2008, a Escola Técnica Rural.

- Além da Cidade Universitária que vai permitir aos jovens e adultos macaenses cursarem universidades de qualidade dentro do município, a região serrana contará, a partir do próximo ano, com uma escola técnica rural, para preparar os moradores da região para trabalhar nas áreas de agricultura e pecuária – disse Riverton Mussi.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, esses investimentos na área educacional mostram que Macaé vive, hoje, uma mudança de valores, voltada para o crescimento com igualdade.

- Todos sabemos que o desenvolvimento econômico de Macaé excluiu boa parte da população que, sem qualificação profissional, sempre teve dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Hoje, a administração Riverton Mussi está preenchendo essa lacuna, visando o desenvolvimento com eqüidade, o desenvolvimento para todos.

O secretário especial de Comunicação Social, Rômulo Campos, destacou que o prefeito Riverton Mussi, com a inauguração da Cidade Universitária, entrega à comunidade um compromisso que assumiu durante a campanha, visando qualificação do cidadão macaense.

- Além do alcance educacional, essa obra visa a preparação profissional, com qualidade, do cidadão macaense, para a inserção de todos ao mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente – concluiu Rômulo Campos.