Prefeito homenageado pelo Rotary Internacional

20/05/2005 15:28:43 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, foi homenageado na noite desta quinta-feira, dia 19, pelo Rotary Club International. O prefeito recebeu a comenda “Companheiro Paul Harris”, a maior conferida pela entidade. O título foi oferecido em reconhecimento ao apoio à realização da Conferência, está marcando os 100 anos de fundação da entidade, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro.

“Fico muito honrado em receber esta homenagem”, disse o prefeito, que participou da abertura da Conferência, que pela primeira vez acontece em Macaé. Realizadas todo ano, as conferências do Rotary promovem entre os associados interação em diversos temas.
O Rotary Club International é a ONG mais antiga do mundo. Fundada em 1905, na cidade de Chicago, EUA, a entidade nasceu em defesa da ordem pública, levantando a bandeira de luta contra a violência praticada pelos gangsters daquela época.

Em 1917 foi criada a Fundação Rotária, que hoje emprega mais de 70 milhões de dólares em projetos comunitários, desenvolvidos em 167 países. O primeiro Rotary Club do Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro. O país congrega atualmente 2.500 clubes e mais de 55 mil associados. O universo rotariano reúne 1,2 milhão de membros. Em Macaé o clube está presente há 67 anos. A atuação do Rotary Club International abrange as diversas vertentes sociais, destacando-se as áreas de saúde e meio ambiente, juventude e infância.

A contribuição da entidade se apresenta em forma de campanhas, doações de materiais e equipamentos, além da prestação de serviços à comunidade. Com a proposta de erradicar a poliomielite até o ano de 2005, o Rotary implementou em 1985 seu maior projeto – o Pólio Plus, doença que foi extinta no Brasil no ano de 1994. O novo desafio será acabar com o analfabetismo no mundo, missão que terá início no mês de julho deste ano com o lançamento de uma grande campanha. A largada para contribuir com esta meta foi dada este ano com a assinatura de protocolo no Ministério da Educação.