logo

Prefeito inaugura Centro de Internet Comunitária

19/06/2007 20:33:20 - Jornalista: Catarina Brust

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, inaugurou nesta terça-feira (19), o Centro de Internet Comunitária, no Condomínio Cidadão, no bairro da Ajuda. Durante a entrega, o prefeito anunciou que até o final desse ano estará implantando mais 15 salas de informática nos colégios da rede municipal de ensino. O secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino dos Santos e o diretor executivo do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Rio de Janeiro (Proderj), Júlio César da Hora, participaram da inauguração.

O Centro de Internet Comunitária é uma parceria da prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Empresa Municipal de Saneamento e Águas (Emhusa), com o governo do Estado do Rio de Janeiro através do Proderj. O projeto visa a inclusão digital disseminando a tecnologia de informática e de Internet, principalmente aos segmentos menos favorecidos e socialmente excluídos da população do estado.

- Essa é a primeira parceria com o governo do estado através do Proderj para levar a Internet comunitária gratuita para todo o município, levando a informática a todos os cidadãos macaenses. Até o final de 2008, a prefeitura pretende implantar uma sala de informática em cada colégio. No Bosque Azul, além do Centro de Internet Comunitária, estaremos fazendo também uma praça de lazer, com área de esporte e playground, destacou o prefeito de Macaé durante a inauguração.

O secretário Estadual de Trabalho e Renda, ressaltou a importância da informática no cenário atual do mercado de trabalho.

- Cada vez mais o mercado de trabalho mostrasse competitivo, exigindo das crianças e adolescentes uma melhor qualificação. Através da informática elas terão maior capacidade de pesquisa, de conhecimento para poder acessar a esse mercado de trabalho, disse Sabino.

Mudança de Vida - O presidente da Guarda Municipal, Antonio Franco, e o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, também participaram da inauguração do Centro. Jordan declarou que a informática é uma forma de mudança de vida para os moradores do Condomínio Cidadão.

- Por orientação do governo municipal buscamos parceria para o desenvolvimento de projetos na área de informática.Firmamos essa parceria com o Proderj para a implantação do primeiro Centro de Informática, no Bosque Azul. Esse projeto dará oportunidade de inclusão digital através de ciência e tecnologia, observou Guilherme Jordan.

O presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, disse que a entrega das moradias no Condomínio Cidadão foi apenas o primeiro passo que da prefeitura iniciado com o assentamento das famílias que moravam em área de risco.

- A entrega das residências pela prefeitura, onde os moradores pagam a quantia de R$ 50 por mês, foi só o começo do projeto. Além da moradia, a comunidade tem apoio dos diversos órgãos da prefeitura, como trabalho e renda, do Núcleo de Apoio à Mulher, da Guarda Municipal, entre outros. A inclusão digital é mais um passo para a inclusão social dessas famílias, disse o presidente da Emhusa.