logo

Prefeito inaugura Pro Vida Cidadã na Nova Holanda

06/09/2005 18:44:54 - Jornalista: Sonia Braga

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, inaugurou nesta terça-feira o Pró Vida Cidadã no bairro Nova Holanda, um dos projetos implementados pela Fundação de Ação Social (FAS). Durante a inauguração, o prefeito anunciou vários projetos para o bairro, que serão feitos nos próximos três anos. O principal deles é a retirada de famílias que vivem em áreas de risco nas margens do canal, que serão levadas para as casas populares que já estão sendo construídas na Ajuda.

“A Nova Holanda vai ficar de cara nova”, disse o prefeito. Entre os projetos anunciados, estão a reforma do calçamento do bairro, implantação de galerias de águas pluviais e a construção de muros de contenção no Rio Macaé, na altura do Nova Esperança, para evitar enchentes.
O prefeito anunciou também o projeto de construção de uma Escola de Pesca no bairro, de uma nova escola de ensino fundamental e de uma unidade do projeto Cemeaes, com piscina, para atender a portadores de necessidades especiais. “Na área de saúde, vamos iniciar a ampliação do antigo Hospital do Sase, que será o Hospital da Mulher”, disse Riverton.

A inauguração teve a presença de secretários municipais e do presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, que anunciou que outros projetos já estão em andamento, como o projeto
Sorria. "Agradeço a toda a minha equipe pelo grande esforço. Muitas pessoas estão trabalhando fora do horário de expediente para o sucesso das nossas ações", comentou. Durante a solenidade, Fernando Horta citou o exemplo do Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia), como referência nacional na área de abrigo provisório de menores. "O Cemaia é considerado o melhor abrigo do país. Ele funciona não spo como abrigo, mas também como uma porta para que essas crianças voltem à sua família da melhor maneira possível. Quando isso não ocorre, fazemos de tudo para que elas tenham uma nova família através da adoção", afirmou o presidente da FAS.

O projeto Pró Vida Cidadã, que vai atender a 100 crianças na Nova Holanda, é mais um entre os diversos já implantados pela prefeitura, através da Fundação de Ação Social de Macaé (FAS), que integra a rede de proteção à criança e ao adolescente, através da ocupação do tempo ocioso. O Pró Vida Cidadã conta com atividade extra escolar para crianças e adolescentes com idade de sete a 14 anos, provenientes de famílias de baixa renda dos bairros periféricos. O objetivo do Pró Vida é contribuir para impedir que crianças e adolescentes estejam expostas aos riscos sociais, vulneráveis ao uso e tráfico de drogas.