Foto: Flávio Sardou
Dr. Aluízio defende importância de Macaé no cenário internacional de negócios
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, assumirá a presidência da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) no próximo dia 25, substituindo a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho. A cerimônia acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Nesta segunda-feira (9), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, iniciou as ações para a transição na diretoria, com o secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação de Campos, Marcelo Neves, que respondia como primeiro secretário da Ompetro.
- A primeira secretaria da entidade ficará com a equipe técnica do Desenvolvimento Econômico. Realizaremos a interface com os municípios produtores de petróleo na Bacia de Campos, buscando desenvolver atividades que irão reduzir custos e, ainda, estabelecer desafios de competitividade - disse Vandré.
Enfrentamento à crise - Segundo o secretário, com a crise econômica, causada pela desvalorização do barril de petróleo, a ideia é buscar um diálogo com os governos estadual e federal. O objetivo é garantir os compromissos com os investimentos na região que, atualmente, tem 1,2 milhão de habitantes. Outra proposta é fomentar a desburocratização para atrair investimentos, além de alterações das leis trabalhistas e melhorias em infraestrutura.
- A Bacia de Campos é responsável por 84% de produção de petróleo do país. Estamos buscando ações para melhorar a infraestrutura como, por exemplo, a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que precisa ser recapeada. Na agenda com a presidente, o intuito é sugerir a mudança no modelo do pré-sal (partilha), pois reduz a competitividade do Brasil com relação ao mundo - disse.
Nesta quarta-feira (11), o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, realizará uma palestra para investidores locais, no Hotel Sheraton, em Macaé, às 18h30min.