logo

Prefeito instala comissões para avaliar saúde

19/03/2013 16:14:00 - Jornalista: Fernanda Guerra

Foto: Flávio Sardou

Prefeito monta comissões para recolher as demandas de cada unidade de saúde e resolver questões da área

Na primeira reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise da área da Saúde, realizada nesta terça-feira (19), o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, instalou três comissões para traçar um diagnóstico aprofundado das principais necessidades da rede municipal de saúde nas áreas de abastecimento, infraestrutura e Recursos Humanos.

Compostas por profissionais da “ponta” que integram o Comitê, como enfermeiros, técnicos e coordenadores, as comissões atuarão de forma regionalizada, percorrendo todas as unidades de saúde nas regiões norte, centro, sul e serra, e com o apoio da Secretaria de Saúde e da Câmara Permanente de Gestão. O objetivo é recolher as demandas de cada unidade, desde a necessidade de medicamentos até a manutenção de equipamentos, mobiliário, quadro de funcionários e qualidade de atendimento, para que sejam traçadas estratégias de solução para os problemas encontrados.



- Com base nas informações coletadas após a instalação do Comitê, já temos um diagnóstico parcial da rede que nos apontou, por exemplo, que a dificuldade de abastecimento começou a ser solucionada. No entanto, temos ainda muito a fazer. A infraestrutura precisa ser tratada de forma mais rápida possível, assim como a questão do RH, na melhora do atendimento e da transparência, com a disponibilização das escalas das equipes de trabalho nas unidades. Não podemos tolerar o mau atendimento e a falta de infraestrutura - afirmou o Prefeito, que destacou a importância de melhorar a integração do trabalho nas diversas unidades e instâncias de atendimento, desde a Estratégia de Saúde da Família (ESF) até o atendimento nos hospitais.



- Não adianta um serviço se contrapor ao outro, o que buscamos é realmente implantar um conceito de rede, que seja integrada no oferecimento de qualidade de vida - afirmou o Prefeito.



Instalado na última quarta-feira (14), o Comitê de Gerenciamento de Crise na área da Saúde é formado pelo Prefeito e por integrantes da Secretaria de Saúde, Controladoria e Procuradoria geral, além de representantes das unidades de saúde, como enfermeiros, técnicos e coordenadores, e se configura como a principal ferramenta da administração municipal para identificar e solucionar os entraves históricos da saúde pública do município.