O prefeito Riverton Mussi está intensificando a busca de universidades – tanto públicas quanto privadas – para o Complexo Universitário. Durante encontro na quarta-feira (10) à noite com representantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA) do campus Cabo Frio, o prefeito solicitou que fosse marcada uma reunião com o reitor da UVA, Mário Veiga de Almeida Júnior, para conversar sobre a possibilidade da unidade se instalar no Complexo Universitário de Macaé, que está em construção em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde.
O projeto do prefeito é a implantação de um pool de instituições de ensino superior em Macaé, envolvendo universidades federais, estaduais e particulares, além da Universidade de Macaé (Unimac). O prefeito já está negociando com a Unigranrio e com a Universo (Universidade Salgado de Oliveira) a instalação de unidades na cidade, além de uma possível ampliação da Estácio de Sá no complexo.
O prefeito também já se reuniu com reitores e pró-reitores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para discutir a implantação das instituições públicas na cidade.
- Nosso objetivo é fazer de Macaé um Centro de Ensino Superior. No Complexo Universitário, teremos a Unimac, que será a Universidade de Macaé, mas queremos também a instalação de outras universidades – ressaltou o prefeito. Na reunião com o diretor do campus da Veiga de Almeida em Cabor Frio, Silas Costa Pereira e com a coordenadora de estágio do mesmo campus, Fernanda Barbosa, Riverton Mussi firmou um convênio para projetos futuros com a faculdade.