O prefeito Riverton Mussi participa na noite desta segunda-feira (9) da abertura da 17ª Feira do Verde, em Vitória (ES), onde lança a Feira de Educação Ambiental e História de Macaé, que será realizada no primeiro semestre de 2007. Acompanhado dos secretários de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, de Comunicação, Romulo Campos e da subsecretária de Educação, Leda Vieira, o prefeito destacou que a busca pelo desenvolvimento sustentável norteia os programas de governo. A prefeitura de Macaé é uma das expositoras da feira capixaba.
- Ao mesmo tempo em que desenvolvemos políticas públicas para atração e retenção de investimentos e em programas para a capacitação da mão-de-obra, a busca pelo desenvolvimento sustentável do município é uma prioridade – destacou o prefeito, lembrando que o município conseguiu a primeira de três licenças necessárias para o novo aterro sanitário da cidade. “Temos a prévia, mas ainda precisamos das licenças de instalação e de operação”, pontuou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, a Feira de Educação Ambiental e História de Macaé terá como tema a água. “A educação ambiental é a única maneira de adequação da sociedade com a legislação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Marcelo, ressaltando que a comitiva de Macaé vai buscar referências e buscar experiências durante a Feira do Verde de Vitória. Para a feira de Macaé, a expectativa, segundo o secretário, é a participação de cem mil pessoas nos cinco dias de evento, no Parque da Cidade.
O secretário de Comunicação, Romulo Campos, que também é fotógrafo especialista em meio ambiente, lembrou que Macaé sedia no seu calendário oficial de eventos, duas grandes feiras internacionais, a Brasil Offshore a Protection Offshore – a última voltada para SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança). “Nada mais promissor do que a prefeitura de Macaé participar da Feira do Verde em Vitória para trocar experiência na área de educação ambiental com o objetivo de ampliar este investimento na cidade”, disse.
Técnicos das áreas de educação, saúde, esporte, turismo e meio ambiente de Macaé participam da Feira do Verde, na capital capixaba, que acontece até 15 de outubro em um espaço de 7,4 mil metros quadrados na Pedra da Cebola. A Feira do Verde é promovida pela secretaria de Meio Ambiente de Vitória e tem como tema “Educação Ambiental: comece mudando a sua natureza”, e visa divulgar a educação ambiental por meio da integração dos diversos agentes sociais, com incentivo de troca de informações entre representantes do poder público, das instituições não-governamentais e do setor privado.
O estande da prefeitura de Macaé mostra os projetos e programas ambientais desenvolvidos na cidade e a preocupação na preservação dos mananciais hídricos da cidade e dos ecossistemas. O Parque Atalaia de Macaé, uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro, também é destaque no estande da prefeitura. Os técnicos explicam que o parque, voltado para educação ambiental, identificação de espécies animais e vegetais e pesquisas, vai promover em parceria com universidades e outras instituições, pesquisas e trabalhos científicos.
A Feira do Verde possui estandes de 86 expositores, entre eles 13 de prefeituras, 52 de ONG’s, 12 de órgãos governamentais, além de estados brasileiros: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Brasília/DF e Pará. Todos com projetos com o foco em educação ambiental.