logo

Prefeito lança projeto da Competro na Feira Brasil Offshore

10/06/2005 16:41:17 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi consolida durante a Feira Brasil Offshore, que será realizada de quarta a sexta-feira (15 a 17), no Macaé Centro, o projeto para a criação da Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro), que visa garantir o fortalecimento das cidades que produzem e exploram petróleo em águas profundas.

Por meio da Competro, na avaliação do prefeito, será possível a manutenção de bases sólidas das cidades que lutam pelos mesmos interesses relacionados ao petróleo. “Todos estão conscientes que a Competro é fundamental neste processo”, considerou.

Segundo Riverton, a união das cidades produtoras de petróleo soma notoriedade para defender a permanência do repasse dos royalties somente para os municípios que produzem o petróleo. “Nossa posição é que os royalties fiquem nas cidades onde o petróleo é produzido, porque arcamos com toda uma série de conseqüências gerada pela cadeia petrolífera. Nada mais justo do que essa compensação financeira”, disse.

Cidades fluminenses, capixabas, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido) e a ex-governadora do Rio, Benedita da Silva, já declararam apoio ao prefeito nesta iniciativa. “Estamos criando a Competro para envolver todos os municípios que têm plataformas marítimas. O projeto envolve municípios do Rio, São Paulo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas e Espírito Santo”, informou.

De acordo com Riverton, é fundamental a união dessas cidades para lutar por interesses em comum. No Brasil, 87 cidades são consideradas produtoras de petróleo em águas profundas. No entanto, mais de 800 municípios brasileiros recebem royalties e poderão participar da Competro.

INTERNACIONALIZAÇÃO - A projeção de Macaé no cenário internacional será evidenciada na Feira Brasil Offshore, com o estreito contato com multinacionais e investidores estrangeiros. Hoje, o município é destaque nos cenários nacional e internacional, devido ao desenvolvimento econômico impulsionado pelo petróleo e gás. Em maio, o prefeito participou da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, nos Estados Unidos, consolidada como a maior feira de petróleo do mundo. No país americano, Macaé foi convidada a integrar a World Energy Cities Partnership, entidade mundial de cidades produtoras de petróleo.