Mesmo sem registro de desabrigados, desalojados ou feridos, o prefeito Riverton Mussi montou uma força-tarefa para ajudar a população afetada pela forte chuva que atingiu a cidade desde a tarde de ontem, com picos de maior intensidade durante a madrugada e a noite. Em reunião durante a manhã desta quinta-feira, Riverton determinou que a Secretaria Executiva de Defesa Civil coordene as ações e definiu o Ginásio Municipal para concentrar a base de todas as secretarias das áreas social e de infra-estrutura.
- Durante todo o ano, monitoramos o índice pluviométrico da cidade para que, em caso de previsão de forte chuva ou seca, preparemos o município. No entanto, o volume da chuva que atingiu Macaé não era esperado. A previsão apontava 20 milímetros de índice pluviométrico e foram registrados 191 milímetros em menos de 24 horas – afirmou o prefeito.
De acordo com Riverton, a população deve procurar a Defesa Civil Municipal (por meio do telefone gratuito 199) para que todas as medidas emergenciais necessárias sejam tomadas. A chuva que atingiu Macaé de quarta para quinta representa a previsão de um mês e meio de água pluvial.
Fazem parte da força-tarefa as secretarias especiais de Infra-estrutura Urbana, Desenvolvimento Social e Humano, Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), Coordenadoria do Plano Diretor, secretarias executiva de Obras, de Serviços Públicos, Defesa Civil, Macaé Trânsito e Transportes, Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape).