Foto: Rui Porto Filho
Setor de Epidemiologia alerta para a importância de se lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia
O prefeito Dr. Aluízio, que é medico, se reuniu com os diretores das escolas municipais de Macaé, na manhã desta terça-feira (3), no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, para passar informações sobre a prevenção ao coronavírus. Ele estava acompanhado da Secretária de Saúde, Deusilane Galiza e do Secretário de Educação, Guto Garcia, que anunciou que as escolas da rede municipal estão recebendo papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel para garantir hábitos de higiene que previnem a doença.
A equipe da Coordenação de Epidemiologia, presente à reunião, passou orientações de como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, fazer uso do álcool em gel a 70% e não compartilhar objetos de uso pessoal, conforme tem sido divulgado na campanha do Ministério da Saúde.
“Não precisamos entrar em pânico, mas as medidas de prevenção são necessárias”, disse o prefeito. Guto Garcia destacou que “as escolas precisam estar preparadas para a prevenção da doença porque os alunos são os grandes multiplicadores do que aprendem na escola e contribuirão para que outras pessoas tenham hábitos saudáveis”.
Os técnicos da Saúde explicaram que as medidas de prevenção contra a doença são importantes porque o vírus é transmitido pelo contato pessoal por gotículas da saliva e catarro espalhados no ambiente. É importante lavar bem as mãos, principalmente depois de tossir, espirrar, ir ao banheiro ou brincar com animais. Quem puder, é recomendável que ande com um frasco de álcool em gel para o caso de colocar as mãos em algum lugar contaminado.
Principais prevenções contra a doença:
1 – Lavar bem as mãos com sabonete líquido e álcool em gel;
2 – Evitar contato com pessoas com os sintomas: tosse, coriza e febre;
3 – Evitar viajar para locais em que há grande circulação do vírus.
Materiais para as escolas
O secretário Guto Garcia aproveitou a reunião para informar aos diretores das escolas que 1,6 mil computadores e laptops começam a ser entregues em 15 dias. As unidades que funcionam em horário integral vão receber também máquinas de lavar e secar roupas em aproximadamente 30 dias. Está em fase de término de licitação o processo para aquisição de mais 37 aparelhos de ar condicionado que começam a ser instalados também dentro de um mês. Estão sendo licitados os kits escolares, jogos pedagógicos e materiais para laboratórios.