logo

Prefeito participa de abertura dos trabalhos do Legislativo

15/02/2007 21:34:57 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participou na noite de hoje (quinta, 15) da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, durante sessão extraordinária. Riverton compôs a mesa diretora junto com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso e o vereador Maxwell Vaz. Após o pronunciamento dos parlamentares no plenário, o prefeito detalhou alguns projetos que serão realizados pelo governo municipal neste ano e em 2008 nas áreas de educação, saúde, habitação, esporte e infra-estrutura. Todos com foco no social.

- Na área de habitação, estamos praticando em parceria com a Caixa Econômica Federal um projeto avaliado em R$ 89 milhões para a construção de unidades habitacionais, como as casas do Programa de Arrendamento Residencial – destacou, acrescentando que a prefeitura também irá construir outras unidades fora da parceria com a Cef.

Riverton citou que serão construídos 112 apartamentos para servidores, unidades para trabalhadores de forças como polícia e Corpo de Bombeiros, unidades específicas para comunidades que vivem em área de risco, entre outros públicos. O projeto de loteamento popular também foi citado.

- Compramos uma área de 250 mil metros quadrados ao lado do Jardim Franco, para dividirmos em lotes que serão destinados 30% para mulheres, 10% para portadores de necessidades especiais e 10% para idosos. Vamos entregar kits para a construção da casas, além da planta - informou. O material para o kit virá da Unidade de Produção Habitar, uma fábrica de tijolos de solo-cimento que a prefeitura adquiriu no bairro Novo Cavaleiros, que abastece a construção de casas próprias.

O prefeito lembrou que será duplicada a produção da fábrica de tijolos, para acelerar a oferta de casas populares no município, com a aquisição de uma nova prensa, semelhante ao equipamento usado hoje.

Outro assunto abordado pelo prefeito foi o investimento em Ensino Superior. “Estamos concluindo a obra dos dois primeiros prédios do Complexo Universitário, que será o maior complexo de Ensino Superior de Macaé. O objetivo é promover a diversificação de cursos e ofertas de profissionais para o mercado de Macaé e região”, ressaltou.

De acordo com o prefeito, a inauguração do Complexo Universitário será realizada em abril, junto com a assinatura de um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a implantação de cursos de graduação na cidade. A idéia inicial é implantar os cursos de farmácia, química e engenharia da produção. “Por turno, poderão estudar no complexo 1,8 mil alunos”, contabilizou. Ele observou ainda que no Complexo Universitário serão instalados os cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), com a novidade do curso de graduação em administração.

Bairro Feliz vai beneficiar Alto dos Cajueiros e Morro Lazaredo

O projeto Bairro Feliz também foi citado pelo prefeito. “Inicialmente implantado na Fronteira, o projeto inclui a reforma das casas dos moradores e a infra-estrutura urbana. O bairro recebeu rede de drenagem de água pluvial e de esgoto e calçamento nas ruas, além de meio-fio e sinalização. E agora, está em licitação a implantação do mesmo projeto no Alto dos Cajueiros e no Morro Lazaredo”, explicou.

Segundo o prefeito, outro programa de infra-estrutura importante para a cidade é o projeto Lagomar, um investimento de R$ 29 milhões, incluindo serviços de drenagem, esgotamento sanitário, rede de águas pluviais, construção de elevatórias, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), pavimentação asfáltica nas ruas principais e pavimentação com paralelepípedos nas demais vias, iluminação pública, sinalização, entre outros. “Temos orgulho em conseguir dotar o Lagomar de infra-estrutura”, disse.

As obras de infra-estrutura completa do Novo Botafogo também foram lembradas pelo prefeito. O bairro vai receber obras de pavimentação e de saneamento, na primeira fase. Em seguida, o bairro será urbanizado, com construção da avenida beirando o Canal da Virgem Santa, com canteiros e moderna iluminação e, ainda, duas praças.

Outra obra importante citada por Riverton é a modernização da orla da Praia do Pecado e da Lagoa de Imboassica. Na Praia do Pecado, a urbanização foi efetuada através de um projeto de revitalização dos cerca de 1,5 mil metros de via pública. No local, a prefeitura construiu calçadão, ciclovia, três quiosques e dois postos de salva-vidas. “As obras foram feitas em parceria com a Ong SOS Praia do Pecado”, lembrou.

O prefeito informou que será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para tratar o esgoto das residências perto da Lagoa de Imboassica. Riverton também abordou a reforma das praças da cidade. “Já foram licitadas as obras de quatro praças. Além disso, vamos revitalizar as praças Veríssimo de Melo e Washington Luiz”, afirmou.

Na área de turismo, o prefeito lembrou que a prefeitura vai assinar convênio com a Marinha para que o Arquipélago de Sant’Anna passe a ter uma gestão compartilhada. A prefeitura está fazendo o projeto turístico para o Arquipélago de Sant’Anna, que é uma Área de Preservação Ambiental (APA) que engloba as ilhas do Francês, de Sant’Anna e o Ilhote Sul.

Outras intervenções importantes citadas pelo prefeito foram: o projeto de saneamento do distrito do Sana, a ampliação da ETE de Glicério, a reforma do pronto-socorro do Aeroporto, a aquisição do antigo fórum do município que será o pronto-socorro pediátrico e a construção do centro psiquiátrico.

O prefeito ainda abordou os investimentos executados pela prefeitura na área social, de meio ambiente, esporte, serviços públicos, Ensino Fundamental, logística e outros projetos de infra-estrutura.