logo

Prefeito participa de Abraço Simbólico ao Hospital São João Batista

08/09/2013 12:00:00 - Jornalista: Fernanda Guerra

Foto: Flávio Sardou

O evento foi organizado por médicos e funcionários do hospital.

O Prefeito Dr. Aluízio, Secretários Municipais e integrantes do Governo participaram na manhã deste sábado (07), do abraço simbólico ao Hospital São João Batista. O evento, organizado por médicos e funcionários do Hospital, estudantes de Medicina que atuam no local e por membros da sociedade civil, reuniu centenas de pessoas em torno de todo o quarteirão ocupado pela instituição no centro da cidade.

Mais antigo hospital da cidade e considerado um marco na história de Macaé, o São João Batista completa 141 anos em novembro de 2013. Além de celebrar a data, o evento teve por objetivo sensibilizar a população, empresários e as diversas esferas do poder público para a necessidade do envolvimento de toda sociedade para reverter a situação financeira do hospital, que é mantido pela Irmandade São João Batista, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Segundo Dr. Aluízio, o Governo Municipal está empenhado em auxiliar o Hospital São João Batista e desde o início do ano está desenvolvendo ações para que a unidade siga oferecendo serviços de qualidade à população. Dentre as medidas tomadas está a contratualização do São João Batista para realizar o tratamento oncológico do município, além de estudos para a criação de um projeto de lei de incentivo fiscal que permita a empresas destinar parte do ISS a investimentos na área da saúde, educação, esporte e cultura.

“O Hospital São João Batista faz parte da minha história profissional e pessoal, da história da minha e de tantas outras famílias da cidade, e hoje representa toda dificuldade de se manter viva a saúde pública no Brasil, o que em Macaé não é diferente. O abraço ao São João Batista mostra como toda a importância desse hospital para cidade e o carinho da população por ele. Mostra toda responsabilidade do poder público em auxiliar o hospital, que precisa de uma série de coisas, dentre elas do apoio integrado de toda a sociedade. Auxiliar o São João Batista é contribuir para preservar a história de Macaé”

Secretário Municipal de Saúde, Flávio Antunes, destacou a importância do São João Batista para a saúde da população macaense e ressaltou o trabalho para garantir a autonomia financeira da instituição.

“Nosso projeto de resgate do São Batista é o de desenvolver o hospital para que ele tenha condição de receber dignamente pelo serviço que presta e de se tornar um polo de alta complexidade que consiga se manter independentemente dos agentes políticos. Para mim o Hospital São João Batista é uma das instituições de saúde mais importantes do município. São 141 anos atendendo aos mais necessitados e a todos de forma igual. Todo macaenses já precisou desse hospital e merece que ele continue oferecendo um serviço de qualidade a todos.”

Diretor administrativo do Hospital São João Batista, Dr. Sávio Rocha explicou que os recursos federais que o hospital recebe por meio do SUS são insuficientes para cobrir os custos com os atendimentos e ressaltou o trabalho que a gestão municipal está realizando em prol da unidade.

“A parceria que o hospital tem hoje com o município vai permitir que em um pouco espaço de tempo nós possamos devolvê-lo à sociedade com os serviços e qualidade que a população merece. O recurso federal é pouco para custear a assistência, pois a tabela do SUS está defasada em relação aos custos que a saúde tem. Por isso, nós estamos trabalhando desde fevereiro junto à Secretaria de Saúde na construção de várias soluções para oferecer à população mais carente, que depende desse hospital, uma assistência médica de qualidade”, afirmou.

“As santas casas em todo o Brasil estão passando por dificuldades e aquelas que estão conseguindo superar as dificuldades são justamente as que contam com o apoio financeiro e o envolvimento de empresas e da sociedade. O abraço que realizamos em torno do hospital tem uma importância simbólica de recuperar o envolvimento da sociedade com a irmandade São João Batista, que foi criada como um movimento social em prol dos mais necessitados. Visamos sensibilizar a sociedade civil organizada, as empresas e todas as esferas do poder público, federal, estadual, judiciário, da importância de abraçar a causa do São João Batista e de contribuir para que ele permaneça uma referência em nosso município.”

Sete de Setembro marcou data histórica no passado do Hospital

Dia escolhido para o Abraço Simbólico em torno do Hospital São João Batista, o sete de setembro marca outra importante data na história da entidade e no empenho de seus colaboradores em buscar apoio junto à população.

De acordo com a Vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Gisele Muniz, estudos realizados por pesquisadores do Solar dos Mellos revelaram que no ano de 1867 a mesma data foi escolhida por membros formadores da comissão da Irmandade de São João Batista para sair às portas da população macaense de Macaé para pedir contribuições para a construção do prédio do seu hospital.

“É muito interessante que hoje, 146 anos depois, aconteça um ato como esse abraço simbólico que visa recuperar o conceito de irmandade, sensibilizando a população para a importância se estabelecer uma rede de solidariedade na defesa do hospital. É um momento que marca a cidade, que busca cada vez mais valorizar sua própria história a partir da união das pessoas”, destacou.


Fotos Relacionadas