Prefeito participa de comemoração pelos 40 anos da Bacia de Campos

31/08/2017 18:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Dr. Aluízio recebe selo e placa de homenagem aos 40 anos da Bacia de Campos

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, representando a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), participou, nesta quinta-feira (31), da cerimônia de lançamento do selo e carimbo comemorativos aos 40 anos de produção da Bacia de Campos. O evento aconteceu na base Imbetiba da Petrobras e reuniu 41 instituições parceiras. "Esse é um marco para a economia do país e do mundo. São quatro décadas de parceria em uma trajetória de desenvolvimento da nossa região", disse o prefeito.

Para o gerente geral da Unidade de Operações da Bacia de Campos, Marcelo Batalha, as parcerias estabelecidas com instituições e organizações ao longo desse período fortalecem um futuro promissor da companhia e região. "A Petrobras completa 40 anos de produção na Bacia de Campos, que é um dos maiores complexos petrolíferos marítimos do mundo. São 53 plataformas, com quase 60% da produção nacional", acrescentou Batalha.

De acordo com dados da empresa, em 2016, a produção média diária da Bacia de Campos foi maior que 1,37 milhão de barris de petróleo e cerca de 26 milhões de m3/dia de gás. Segundo Batalha, empresas fornecedoras instaladas na região também são responsáveis pelos resultados da Petrobras. "Nesses 40 anos, a produção acumulada Bacia de Campos atingiu, aproximadamente, 12 bilhões de barris produzidos", frisou o gerente da unidade.

Para o futuro, Batalha falou sobre o Plano de Negócio e Gestão 2017-2021 da companhia, que prevê investimentos na ordem de US$ 10 bilhões em 48 projetos de desenvolvimento da produção na Bacia. Estão incluídos nesses projetos, o início da produção nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, além da revitalização de Albacora e Marlim.

Serão 80 novos poços produtores e 29 injetores, até 2021, que resultarão em um incremento da produção de 450 mil barris de óleo por dia. Em 2018, entrarão em produção novos poços nos campos de Baleia Azul e Cacholete, no Espírito Santo. O projeto integrado do Parque das Baleias está previsto para novembro de 2021.

Também participaram da cerimônia representantes de instituições como Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Marinha do Brasil, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESpetro), Rede Petro BC, Associação Comercial de Macaé (Acim), Corpo de Bombeiros, além de representantes da rede pública e particular de saúde.

Selos

Os selos postais retratam imagens de um trabalhador em alto-mar e símbolos do Brasil. O selo e o carimbo foram produzidos pela Casa da Moeda e Correios. O selo ficará exposto na agência dos Correios de Macaé, localizada à rua Teixeira de Gouveia, 712, Centro, e alguns exemplares estarão disponíveis para cessão aos interessados e colecionadores. Já o carimbo comemorativo ficará disponível por 30 dias na referida agência e, após esse período, será recolhido e enviado para o Museu Postal, em Brasília, que incluirá a peça no acervo. O carimbo traz a marca dos 40 anos de produção da Petrobras na Bacia de Campos.

No ato da cerimônia Dr. Aluizio e os demais presentes participaram da cerimônia de obliteração, ritual realizado nos lançamentos de selos personalizados, em que a autoridade sela e carimba um cartão, que depois será conservado no Museu dos Correios.


Fotos Relacionadas