Foto: João Barreto
A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (12)
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou de uma solenidade na Capitania dos Portos de Macaé na manhã desta segunda-feira (12). A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro. A programação constou de promoção de militares, condecoração do sargento Bruno Esteves com a medalha "Mérito Marinheiro", e entrega das medalhas "Amigo da Marinha".
Welberth, que recebeu a medalha "Amigo da Marinha" no ano passado, destacou a parceria com a Prefeitura de Macaé. "Além da segurança de nossa costa, também já tivemos em conjunto cursos para os pescadores artesanais. É significativo o trabalho feito com a sociedade macaense. A Marinha também tem uma importância muito grande para o país, garantindo a soberania e a liberdade do povo brasileiro", disse o prefeito, acompanhado pelo Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi.
O Capitão de Fragata da Capitania dos Portos de Macaé, Carlos Mariano Filho, ressaltou as atividades realizadas recentemente. "Tivemos muitos desafios, mas a Capitania obteve excelentes resultados durante o ano, principalmente na inspeção administrativa militar e na verificação de proficiência", salientou.
Condecoração foi criada há mais de meio século
A Medalha "Amigo da Marinha" foi criada em agosto de 1966. O objetivo é agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, e instituições que se destacaram no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses referentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
Nesta edição foram agraciados o comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Forte Marechal Hermes, capitão Marcelo Bicalho Lara; Antônio Carlos Andrade dos Santos Júnior; Felipe Novaes Fernandes; Marcelo Soares de Almeida; Maurício Brennand; e a empresa Solana Navegação e Serviços Marítimos.
Também participaram da solenidade o presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Marcelo Rodrigues Brasileiro; autoridades civis e militares; integrantes da comunidade marítima; e representantes da Petrobras e dos Escoteiros do Mar.