logo

Prefeito prestigia a entrega de uniformes ao Peti

31/07/2007 20:25:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O prefeito Riverton Mussi acompanhado de secretários municipais fez a entrega na tarde desta terça-feira (31) dos novos uniformes para os alunos do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que funciona no bairro Fronteira. Na ocasião, o prefeito anunciou novos projetos sociais que atenderão à comunidade.

Riverton falou sobre as ações que estão em curso para conter o avanço do mar, que está atingindo algumas casas na orla do bairro. As famílias que ficaram desalojadas estão sendo encaminhadas para pousadas da cidade. O prefeito lembrou que se a colocação de pedras na orla da Fronteira, para formação de um muro de contenção, não tivesse sido feita no ano passado, o número de famílias desalojadas hoje seria muito maior.

- Após este período de ressaca colocaremos mais pedras na orla. As famílias que estiverem com suas casas em situação de risco, terão seus imóveis permutados ou indenizados. O levantamento será feito por uma equipe de assistentes sociais que avaliará cada caso -, declarou Riverton.

Na oportunidade, o prefeito comentou sobre a aquisição do prédio do antigo supermercado Brilho da Manhã, onde será instalada a nova sede do projeto Art Luz. A expectativa é de que o novo espaço seja entregue à comunidade da Fronteira no mês de outubro.

Dentro do projeto de reformulação das praças da cidade, Riverton garantiu que a que fica em frente à Igreja de São Pedro receberá tratamento especial, visando o lazer da garotada. A praça será totalmente revitalizada. Na área será feita troca dos pisos danificados, limpeza e recuperação de meios-fios, serviços de jardinagem e colocação de grama, além de um playground com brinquedos e grama sintética.

O secretário Especial de desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, citou a importância do novo modelo de gestão implementado no governo municipal para o desenvolvimento das ações sociais. “Não estamos medindo esforços para igualar os projetos sociais do município ao trabalho já consolidado das secretarias de Saúde e Educação”, afirmou.

O secretário Executivo de Infância e Juventude, Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, ressaltou o empenho do prefeito Riverton Mussi em fazer com que o Peti funcione da forma adequada, já que o programa tem 90% das despesas custeadas com recursos do governo municipal e, os 10% restantes, do governo federal. O secretário acrescentou que a meta é implantar projetos semelhantes ao Peti em outros bairros.

A dona de casa Denilce Pereira, mãe de Leonardo, 9 anos disse que o programa transformou a vida do seu filho. “Antes, meu filho só ficava na rua, agora, inclusive, as notas na escola melhoraram. Ele também está mais disciplinado e obediente”, conta. Leonardo por sua vez contou que a sua aula predileta é a de artes.

O secretário executivo de Assistência Social, Waldeci Brandão, frisou que o prefeito juntamente com seus secretários tem se preocupado com projetos de inclusão social. “Os moradores do bairro Fronteira e os mais próximos contam com o Peti e o Programa Agente Jovem. Ao completar 14 anos, os alunos do Peti são incluídos no Programa Nova Vida dando continuidade aos investimentos sociais desenvolvidos pelo município”. Todos os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil estão recebendo uniformes novos. O kit oferecido pela prefeitura é comporto por camiseta, bermuda, tênis e meia.

Na entrega dos uniformes, estavam presentes os secretários Especiais de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, Comunicação Social, Rômulo Campos, os secretários executivos da Defesa Civil, Eric Schueler, dos Direitos dos Idosos, Cátia Crespo, de Saúde, Paulo Seady, Comunicação Social, Décio Braga e representando a secretária executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza a assessora Rosaly Chaloub.